Agenda 2030

Para atingirmos as metas de cada objetivo desta agenda global até 2030 é preciso investir em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Os objetivos e metas propostos estimularão a ação em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Além disso, até 2030 haverá em todo mundo 41 megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes. Por isso, uma das metas da Agenda 2030 é que todos os países viabilizem uma urbanização inclusiva e sustentável em todos os países.

Reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso é também uma das metas da Agenda que pretende ainda fazer com que os países em melhores condições financeiras ajudem os países em desenvolvimento a alcançar a sustentabilidade de longo prazo, por meio de políticas adequadas.

A UENF e a Agenda 2030 da ONU

Dezenas de pesquisas realizadas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) têm sido temas propostos na Agenda 2030, e vem contribuindo para o alcance dos objetivos. Nos laboratórios dos quatro Centros da UENF são realizadas pesquisas que colaboram para se viver com qualidade de vida e por mais tempo na Terra.

Ao longo das edições apresentadas no ano de 2019, a Revista Conhecendo a Ciência apresentou exemplos de pesquisas dentro dos temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre elas: erradicação da pobreza; educação de qualidade; Igualdade de gênero; redução das desigualdades; saúde e bem-estar; água potável e saneamento; vida na água e na terra; energia acessível e limpa; trabalho decente e crescimento econômico; inovação infraestrutura e paz, justiça e instituições eficazes.

Para encerrarmos a série especial mostraremos de que forma os docentes e a Iniciação Científica da UENF estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta nas linhas de pesquisa que objetivam a: fome zero e agricultura sustentável; ação contra a mudança global do clima; consumo e produção responsáveis; e parcerias e meios de implementação.

Fechar Menu