Noções Básicas de Topologia é tema de pesquisa

Uma mudança repentina de cidade fez com que a estudante Ádina Ferreira Carvalho, 26 anos, saísse da cidade de Volta Redonda e viesse para Campos e aqui escolheu a UENF para concluir sua graduação em Matemática, uma área incentivada por professores desde o ensino básico. Estes mestres mostraram a ela a necessidade da pesquisa na área da Matemática e incentivaram a busca por conhecimento nesse campo de estudo.

“Desde nova sou apaixonada por números e a lógica que a matemática desenvolve e quando cheguei à UENF não foi difícil me adaptar e querer sempre aprender mais e mais. A IC tem me proporcionado um conhecimento mais específico. Os desafios de fazer Iniciação Científica numa área da Matemática é o fato de esse estudo ser totalmente bibliográfico. Não há fotos dos meus experimentos, nem tabelas com resultados e é preciso ter muito jogo de cintura para convencer aqueles que são acostumados com experimentos de que o estudo da Matemática é essencial. A Matemática é a base para o desenvolvimento de tantas outras ciências como a Física, Química e por isso ela é tão importante”, declarou a estudante.

Ádina pensa no futuro e para isso quer se tornar uma professora de Matemática com pós-graduação e continuar estudando a área de topologia, cujo conhecimento poderá aplicar em sala de aula.

“Eu tenho muita vontade de ingressar numa pós-graduação. Como eu já disse, a matemática despertou muito interesse e curiosidade em mim e quanto mais eu estudo e compreendo os conceitos, eu fico mais admirada com a lógica por trás de cada conceito. A topologia é uma área muito vasta, ela estuda geometria, os conceitos cálculo, a fórmula de Euler, entre outros. Seguindo nessa área, existem várias vertentes possíveis para me especializar.

A estudante, que segue os estudos em quarentena, relata que apesar do seu IC ser totalmente bibliográfico, sente falta do contato físico para a troca de experiências. “Na minha área é preciso ler muito e dessa forma eu posso fazer isso em casa; porém, a falta dos encontros físicos para tirar dúvidas acaba sendo uma dificuldade. Estamos nos adaptando e continuo estudando e caminhando na medida do possível, acredito que logo tudo isso vai passar e voltaremos ao normal”, declarou.


Conheça a pesquisa

O projeto desenvolvido pela estudante Ádina Ferreira é denominado “Noções Básicas de Topologia”, desenvolvido no Laboratório de Ciências Matemáticas (LCMAT), e recebe a orientação do professor Luis Humberto Guillermo Felipe.

“Atualmente estamos nos aprofundando em uma topologia específica que é a topologia quociente. Em geometria, estudam-se os aspectos das superfícies considerando que podem ser alterados com alguma deformação como a distância entre dois pontos, a área de uma superfície. Já a topologia de uma superfície estuda as propriedades que não variam com deformações. Na topologia a forma das superfícies não importa, mas sim as propriedades que elas possuem, para dizermos que duas superfícies são iguais, dizemos que elas são homeomorfas”, ressalta.

Ádina acrescenta que com seu experimento na topologia, é possível fazer algumas deformações que preservam as propriedades daquela superfície.

“Algumas delas são 1- esticar, 2- encolher, 3- entortar e 4- cortar e colar. Intuitivamente, a topologia quociente relaciona as arestas de um polígono duas a duas, elas andam em “pares” e essas deformações podem ser aplicadas nessas superfícies. O projeto é desenvolvido através de muita leitura de livros e artigos científicos, buscando compreender as definições e simplificá-las”, finalizou.

Por Jane Ribeiro

Retornar à home da Revista