O uso da tecnologia a favor da Ciência e da Educação

Ao longo da história da humanidade, são muitos os exemplos de inovações, de aperfeiçoamento de técnicas e ainda de novos comportamentos desencadeados por desafios surgidos em momentos difíceis.

O avanço tecnológico da contemporaneidade, cada vez mais presente em nossas vidas, tem nos permitido enfrentar situações de suspensão temporária de atividades presenciais na Universidade, numa tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus entre a comunidade universitária e o restante da população. O uso da tecnologia e da inovação tomou uma proporção jamais vista. Aulas remotas, reuniões por videoconferência, trabalho em home office, defesas remotas de monografias, dissertações e teses com membros da banca de diversos lugares do país e exterior, organização do nosso Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) totalmente à distância. A pandemia mudou nossa vida, e nos fez olhar o mundo de maneira diferente e ser criativos para continuar a fazer Ciência agregando novas ferramentas, antecipando tendências e ideias que poderiam surgir muito mais à frente.

A Revista “Conhecendo a Ciência” continua com sua linha editorial de 2020 e vai abordar nesta edição a importante contribuição da Iniciação Científica e Tecnológica para a pós-graduação. Na 26ª edição, do mês de Agosto de 2020, enfatizamos o Centro de Ciências do Homem (CCH) e agora vamos abordar a importância da ICT para os estudantes de pós-graduação do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

O CCT da Universidade Estadual conta hoje com os programas de pós-graduação em Ciências Naturais, Engenharia de Produção, Engenharia de Reservatório e de Exploração, Engenharia e Ciências de Materiais e Matemática. Nesta edição, coordenadores de alguns destes Programas de Pós-Graduação darão seu depoimento sobre a contribuição da ICT contribui para o ingresso e permanência dos estudantes na pós-graduação e para o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade.

A Iniciação Científica e Tecnológica da UENF permite ao aluno de graduação despertar a vocação para pesquisa cientifica e incentivar talentos em potencial.