Pesquisa com técnica de enxertia aposta em copas menores e frutos melhores

Bruno Dias Amaral apresentará avanços da pesquisa no CONFICT 2017

O aluno Bruno Dias Amaral foi premiado no CONFICT-2016 com uma pesquisa desenvolvida no Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). No evento deste ano, Bruno apresentará os avanços da pesquisa, pois deu continuidade ao plano de trabalho do ano passado.

Bruno – que cursa Agronomia sendo orientado pela professora Cláudia Sales Marinho – começou cedo o envolvimento com as Ciências Agrárias. Foi estudante do Instituto Federal Fluminense (IFF) no ensino médio em conjunto com o curso técnico agrícola, o que serviu para definir qual carreira seguir.

Essa não foi a primeira premiação do Bruno em sua carreira acadêmica. Nos anos de 2014 e 2015 ele também faturou outros dois prêmios no CONFICT.

 

Conheça a pesquisa – O trabalho trata da união de dois indivíduos geneticamente diferentes, por meio de enxertia, ou seja, técnica de unir espécies diferentes para se tornar apenas um.

A pesquisa visa avaliar o efeito que o porta-enxerto (Flying dragon) tem sobre as copas de laranjas doces ‘Pêra’, ‘Lima’, ‘Bahia’, ‘Natal’ e da limeira ácida (Limão) ‘tahiti’. O aluno esclarece que como padrão usa-se o porta-enxerto mais utilizado no país (aproximadamente 80% dos cultivos), o Limoeiro ‘Cravo’. O resultado é muito satisfatório. O Flying dragon reduziu o porte de todas as plantas sobre ele enxertadas, e melhorou a qualidade dos frutos.

Segundo Bruno, as doenças têm reduzido severamente o número de plantas por hectare. Para contornar a situação, produtores plantam um maior número na área, só que com o tempo, uma copa sobrepõe a outra, reduzindo a produção. Utilizando um porta-enxerto com efeito ananicante (pequeno porte) é possível realizar cultivos adensados (número elevado de plantas na área) sem o problema da sobreposição de copas. Além disso, a técnica de enxertia tem efeito positivo na qualidade do fruto, dependendo do porta-enxerto.

Por Francislaine Cavichini

Retornar à home da Revista