11ª Edição – Agosto de 2017

Campos dos Goytacazes / RJ   |   Volume 4   |   nº 2

______________________________________________________________________________

Versão em PDF

11ª Edição / Agosto 2017

______________________________________________________________________________

Palestrantes são destaque no IX CONFICT

IX CONFICT reuniu representantes de vários segmentos da ciência brasileira

Um dos pontos altos do IX CONFICT e do II Congresso Fluminense de Pós-Graduação foi a presença de convidados ilustres, representantes de vários segmentos importantes da ciência brasileira. Durante os cinco dias de evento, o público teve a oportunidade de assistir a marcantes apresentações. Os maiores eventos de Ciência e Tecnologia do interior do Estado contaram com a união de docentes, discentes, bolsistas e o apoio da Prefeitura de Campos dos Goytacazes e da iniciativa privada.

UENF recebe Prêmio Destaque da Iniciação Científica durante SBPC em Belo Horizonte

Entrega do prêmio foi feitapelo presidente do CNPq, professor Mario Borges, ao Reitor da UENF, Luis Passoni

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro recebeu, em julho, o prêmio Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica 2016 na categoria Mérito Institucional, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  A entrega do prêmio foi feita pelo presidente do CNPq, prof. Mario Borges Neto, durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Estudante do CEDERJ garante o 1º lugar na Iniciação Científica do IX CONFICT

O jovem estudante Wálaci da Silva Santos recebe o prêmio entregue pela professora Maria Cristina Gaglianone durante o CONFICT

Exemplo de força e dedicação. Assim pode-se definir a história do estudante Wálaci da Silva Santos, 25 anos, premiado na Iniciação Científica no IX CONFICT com o projeto “Identificação de genes associados na regulação epigenética de variedades híbridas de cana-de-açúcar”.  Natural de Mimoso do Sul, no Espírito Santo, Wálaci sempre sonhou em cursar uma faculdade, mas o trabalho árduo no cultivo de café no sítio da família praticamente inviabilizava a concretização do sonho. Foi no CEDERJ que ele conseguiu romper as fronteiras e conciliar trabalho e estudo.

Pesquisa sobre análise da política de cotas da UENF é premiada no IX CONFICT

A estudante Rafaela Nogueira do Nascimento recebendo o prêmio das mãos da professora Maria Cristina Gaglianone

Com a finalidade de contribuir no debate sobre a efetividade da política de cotas da UENF e fornecer subsídios que venham auxiliar os gestores na reavaliação da Lei 5.346/2008, prevista para o ano de 2018, a campista Rafaela Nogueira do Nascimento, 23 anos, formanda do curso de Administração Pública, desenvolve desde 2014 uma das pesquisas de Iniciação Científica premiadas no IX CONFICT 2017.

Pesquisa aponta causa da menor produtividade em mamoeiro

A doutora Mara Gomes, representando o prof. Eliemar, e Raynan

A macaense Raynan de Souza Aguilar, 23 anos, formanda em Ciências Biológicas pela UENF, foi premiada na área de Ciências Agrárias no IX CONFICT, último em que participou como aluna de Iniciação Científica. A Bióloga foi aluna do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV/CCTA) no setor de Fisiologia Vegetal, orientada pelo professor Eliemar Campostrini.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa premiada é feita em parceria com empresa de destaque no setor industrial

A professora Maria Cristina entrega o certificado a Lucas

Premiado no IX CONFICT, realizado em 2017, o estudante Lucas dos Santos Souza, 22 anos, natural de São Fidélis, ingressou em março de 2014 no curso de Engenharia Metalúrgica da UENF. Os trabalhos na Iniciação Científica (IC) começaram um ano depois, em 2015, dentro de um grupo de pesquisa composto por outro aluno de IC e dois doutorandos sob a orientação da professora Lioudmila Matlakhova em um projeto intitulado “Estudo de macro – microestrutura e propriedades mecânicas de um ferro fundido nodular solidificado em dois tempos após o tratamento de nodulização”.

Retornar à home da Revista

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602