Ciência na Rua

Pesquisadores de Universidades Públicas participaram do primeiro “Ciência na Rua”, realizado em Campos dos Goytacazes, no dia 14 de maio na Praça São Salvador. A Revista Conhecendo a Ciência esteve lá acompanhando e participando das atividades desenvolvidas pelos estudantes e professores da UENF, IFF e UFF na interação com a comunidade. Todos foram unânimes em afirmar que a interação entre a comunidade e as universidades se faz necessária. Confira alguns depoimentos.

 

“Para nós é muito gratificante e uma forma de conhecimento para decidirmos o
que queremos realmente fazer. Saber da potencialidade de cada universidade e da
valorização das pesquisas é muito importante”.- Ana Luíza Machado (estudante do
Ensino Médio)

 

 

 

 

 

“A Ciência e Tecnologia não tem recebido a importância que merece no país. Esse
evento reúne jovens que querem oportunidade no futuro, com formação e mercado
de trabalho. Iniciativas deste tipo são necessárias para chamarmos a atenção da
população e mostrarmos o que a universidade faz de fato ”. Edson Correia da Silva –
(Professor UENF)

 

 

 

 

 

“Para nós pesquisadores também é um aprendizado, mudamos a linguagem científica para uma linguagem mais popular, para que as pessoas compreendam a importância da ciência no dia a dia e saibam que o investimento em pesquisas é necessário e tem retorno para a sociedade”. – Maria Cristina Gaglianone (Professora da UENF, Laboratório de Ciências Ambientais, Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica)

 

 

 

 

“O que a gente faz dentro da universidade tem grande importância, não só para a nossa vida acadêmica, mas também para a sociedade. O evento é um meio de chamar a atenção para a importância das universidades públicas, para que a educação seja tratada com prioridade”. – Vivian de Freitas Manhães Tavares (Bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica da FAPERJ)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Tivemos neste evento estudantes das três maiores universidades públicas de
Campos, um encontro de suma importância. Mostramos para a população o que
está sendo feito nos laboratórios, que contribui para o desenvolvimento do país. É
o primeiro passo para despertar a curiosidade das pessoas nos nossos projetos”.
Maria Priscila Castro (Professora da UENF, Laboratório de Ciências Físicas)

 

 

 

 

 

“A feira surgiu com a ideia de aproximar a população das universidades e as universidades da população. Nós produzimos conhecimento e a comunidade muitas vezes não sabe o que fazemos. Campos é o segundo maior polo universitário do estado; é muito importante que a população tenha contato mais próximo com a universidade. A ideia é trazer o conhecimento, a tecnologia e a ciência para as ruas”. – Maria www.iv.conpg.iff.edu.br Fernanda Dias (Estudante da UFF e uma das coordenadoras do Ciência na Rua)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Jane Ribeiro

Retornar à home da Revista