Estudante de Iniciação Científica da UENF recebe prêmio em Encontro Nacional

Hisrael atua no Laboratório de Gestão de Políticas Públicas

O estudante de Administração Pública Hisrael Passarelli, 22 anos, nasceu em Itaocara, no Noroeste Fluminense, e veio com o irmão gêmeo, o estudante de Biologia Hemanoel Passaralli, morar em Campos para estudar na UENF. Foi em uma pequena escola pública da zona rural de Itaocara que Hisrael concluiu o Ensino Médio. Ele revela que, desde a infância, tinha um grande desafio: romper a realidade local de jovens e adolescentes que mal terminavam seus estudos e já tinham que ajudar com as despesas familiares, seja trabalhando no campo ou em pequenos comércios na área urbana.

“Infelizmente, da minha primeira turma, apenas eu e o meu irmão conseguimos inverter esse cenário, ingressando em uma universidade pública de qualidade. Eu sempre fui apaixonado pelos estudos e tive grandes apoiadores que acreditaram em mim e trabalharam dia e noite para que eu pudesse priorizar os estudos nas minhas atividades diárias: os meus pais e avós”, declara o estudante.

A UENF entrou na vida de Hisrael em abril de 2015. O jovem do interior migrou de uma cidade de pouco mais de 20 mil habitantes (Itaocara) para outra com mais de meio milhão (Campos dos Goytacazes). O contato com a Iniciação Científica foi rápido, já no primeiro ano da Graduação.

Conheça a pesquisa

Hisrael Passarelli atua no Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP), do Centro de Ciências do Homem (CCH), sob a orientação da professora Joseane de Souza. O projeto é voltado ao estudo das dinâmicas demográficas e socioeconômicas do litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

A pesquisa tem como objetivo as metrópoles brasileiras e novas concentrações urbanas no estado do Rio de Janeiro. O trabalho consiste em analisar os modelos de governança das regiões metropolitanas e investigar a possível formação de uma nova unidade metropolitana na Bacia de Campos no litoral Norte Fluminense. O estudo se justifica por conta da integração regional que os municípios que cobrem toda essa extensão têm mostrado ao longo dos últimos anos. As cidades são Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Quissamã, Macaé, Rio das Ostras, São João da Barra e São Pedro da Aldeia.

“Foi por meio da minha pesquisa de Iniciação Científica (IC) que eu me apaixonei ainda mais pelos estudos voltados à governança supralocal dos municípios, tendo o privilégio de receber o título de um dos melhores trabalhos de IC no Encontro Nacional dos estudantes do Campo de Públicas – congresso que reúne estudantes das diversas áreas da Administração Pública de todo o país – ocorrido no mês de agosto desse ano na Universidade Federal de Lavras, MG”, comemora.

No futuro, ele pretende seguir a área acadêmica e desenvolver a pesquisa atual de forma mais aprofundada. “Quero retornar tudo aquilo que eu aprendi para a sociedade e para os demais órgãos da Gestão Pública, de forma que esse conhecimento os auxilie nas tomadas de decisão e também na formulação de novas políticas públicas para a população”, pontua Hisrael.

Por Francislaine Cavichini

Retornar à home da Revista