IX CONFICT supera expectativas

 

Palestrantes são destaque no IX CONFICT

Um dos pontos altos do IX CONFICT e do II Congresso Fluminense de Pós-Graduação foi a presença de convidados ilustres, representantes de vários segmentos importantes da ciência brasileira. Durante os cinco dias de evento, o público teve a oportunidade de assistir a marcantes apresentações. Os maiores eventos de Ciência e Tecnologia do interior do Estado contaram com a união de docentes, discentes, bolsistas e o apoio da Prefeitura de Campos dos Goytacazes e da iniciativa privada.

Entre os palestrantes, o primeiro reitor da UENF, professor Wanderley de Souza, diretor científico da Finep, proferiu a palestra na abertura do IX CONFICT  “Ciência, tecnologia e inovação no Brasil: desafios e transformações”.  Ele lembrou que, nas últimas décadas, o Brasil conseguiu subir da 24ª posição para a 13ª posição na produção científica mundial. No entanto, a diminuição dos investimentos públicos em ciência, colocaram em risco todas as conquistas dos últimos anos.

Um dos pioneiros na construção da UENF, o professor Carlos Alberto Dias ministrou a palestra “Desafios da Ciência: dos tempos de Darcy à atualidade”.  Atualmente ele é professor emérito da UENF e atua no Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo, no campus de Macaé. Em sua palestra, o professor Dias ressaltou a importância da determinação da comunidade acadêmica na construção da UENF e no enfrentamento dos obstáculos dos dias atuais.

Novo programa da Capes – Por sua vez, a diretora de Cooperação Internacional da UERJ e presidente da Rede das Assessorias de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Reari-RJ), Cristina Russi Guimarães Furtado, destacou as novas iniciativas de internacionalização da Capes como o programa chamado “Mais Ciência, Mais Desenvolvimento (MCMD)”, que será voltado exclusivamente para alunos de pós-graduação e alunos de graduação com bolsa de Iniciação Científica. A previsão é de que as bolsas comecem a ser concedidas no início de 2018.

Aumento de bolsas Faperj – O professor Jerson Lima, diretor Científico da Faperj, apresentou dados da Fundação e falou sobre o histórico e da importância da Faperj para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Rio de Janeiro. O diretor anunciou ainda um aumento de 10% do aporte de bolsas FAPERJ de pós-graduação destinadas à UENF pela Faperj.

No encerramento, as presenças da presidente da Faperj, professora Maria Isabel e do professor Fernando Peregrino, da UFRJ/COPPE abrilhantaram o evento falando sobre os desafios do financiamento às pesquisas nas instituições públicas brasileiras.

Por Francislaine Cavichini

Retornar à home da Revista