Clínica Fitossanitária

PROFESSOR RESPONSÁVEL
Silvaldo Felipe da Silveira, Prof. D.Sc. Visitar Currículo Lattes
Laboratório de Entomologia e Fitopatologia (LEF – CCTA – UENF)
Clínica Fitossanitária da UENF

CONTATO
E-mail  clinica@uenf.br   ||   Telefone  (22) 2739 7258

DESCRIÇÃO GERAL
A Clínica Fitossanitária da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro presta serviços de diagnose de doenças de plantas de diferentes culturas oriundas de diversas regiões do país e principalmente da região norte e noroeste fluminense. Devido ao alto crescimento da produção agrícola, especificamente na área de alimentos a importância de um controle fitossanitário eficaz e rápido se faz cada vez mais necessário, visto que doenças de plantas, assim como as pragas podem levar a perda total da produção gerando prejuízos aos produtores. Essas perdas podem ser causadas pela ocorrência de doenças no campo, no armazenamento ou no transporte. O serviço da Clínica Fitossanitária da UENF, desde 1995, tem se tornado fundamental para o desenvolvimento agrícola da região, pois uma diagnose correta ajuda tanto produtores como profissionais a não cometerem erros de diagnóstico e evitar com isso uma recomendação inadequada de controle.

Desde então, produtores, técnicos extensionistas, pesquisadores de instituições públicas e privadas e agentes da defesa vegetal de órgãos de fiscalização pública vem utilizando nossos serviços. Os registros realizados na clínica são catalogados para determinar a importância e a incidência de doenças e pragas em diversos tipos de hospedeiros, traçando um panorama que simplifique as medidas fitossanitárias a serem tomadas na região. As análises de rotina compreendem a identificação dos sintomas específicos a cada problema, isolamentos dos microrganismos, cultivo e identificação destes. Ao mesmo tempo em que proporciona um atendimento altamente especializado, a clínica fitossanitária garante oportunidade de treinamento aos alunos, futuros Engenheiros Agrônomos, mediante a condução de projetos de extensão, monografias de conclusão de curso e estágios supervisionados. Por meio do site da Clínica o visitante poderá obter informações sobre os custos e tipos de análises efetuadas bem como receber orientações sobre a coleta, preparo e envio de amostras para diagnóstico. Visitas técnicas também poderão ser solicitadas e agendadas. Além disso, o visitante poderá baixar arquivos disponíveis, tais como: ficha de acompanhamento de amostras, boletins informativos e publicações recentes sobre fitossanidade.

DESCRIÇÃO ESPECÍFICA
Exames de sanidade de plantas, tais como: diagnóstico rápido por sintomatologia / análise de preparações frescas ou culturas isoladas em meio de cultivo de patógenos; ensaio de patógenos desconhecidos em amostras de plantas; ensaio de patógenos conhecidos em amostras de solo – gêneros fúngicos (quantitativo); ensaio de patógenos conhecidos em amostras de solo – nematoides em geral (qualitativo); ensaio de patógenos conhecidos em amostras de solo – fitonematoides – gêneros principais (quantitativo); ensaio de patógenos conhecidos em amostras de solo – nematoide das galhas (espécie); análise de amostras de sementes – de Blotter – fungos e bactérias (gêneros); análise de amostras de sementes – patógeno fúngico específico (sob consulta); fornecimento de culturas-puras de micro-organismos.

PÚBLICO-ALVO
Produtores rurais; Técnicos extensionistas e autônomos; Órgãos governamentais de fiscalização fitossanitária;Pesquisadores, graduandos e pós-graduandos da UENF e outras Universidades, envolvidos com pesquisa e extensão na área vegetal; Comerciantes do ramo agropecuário e a comunidade local, em geral.


AGIUENF
Diretoria da Agência de Inovação
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602