Coordenador: Renato Augusto DaMatta
O projeto, iniciado em 2008, visa ampliar as práticas pedagógicas para o ensino de ciências em colégios públicos de Campos dos Goytacazes através de aulas práticas investigativas e formação continuada de professores (FCP). Com recursos da FAPERJ, MEC e UENF, montamos laboratórios didáticos de ciências em 4 colégios públicos do município, incluindo o Colégio Estadual Dr. Sylvio Bastos Tavares (CESBT) e a Escola Municipal Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (CEMSTIAC). Promovemos o uso de aulas experimentais investigativas com estudantes do CESBT e CEMSTIAC além de termos realizado 20 cursos de FCP na região, abordando uso do laboratório de ciências, aulas experimentais investigativas e os conceitos de letramento científico (LC) e método científico. Em nosso projeto divulgamos a importância do desenvolvimento de aulas investigativas através de conteúdos contextualizados com abordagem interdisciplinar e que possibilitem a preposição de resolução de problemas pelos estudantes. Dessa forma os alunos são instigados a uma participação ativa durante as aulas, desenvolvendo habilidades através de observação de fenômenos, formulação de hipóteses, testes de ideias, interpretação de resultados, e obtenção de conclusões. Acreditamos que essa abordagem proporciona aprendizado significativo com desenvolvimento raciocínio crítico-científico. Utilizamos também recursos audiovisuais e produção de textos para estimular leitura, interpretação e pesquisa, favorecendo o LC. Em parceria com a Coordenação de Ciências do Município, oferecemos FCP, compartilhando nossa experiência. Bolsistas discente e universidade aberta da UENF atuam diretamente nas escolas onde o projeto é desenvolvido, participando das atividades e aplicando protocolos de aulas experimentais investigativas no CESBT, CEMSTIAC e na FCP.

Realização do curso de formação continuada de professores

Alunos em ação nos laboratórios didáticos dos colégios