A Plataforma Multiusuária de Eletrofisiologia e Bioeletrogênese Experimental (PMEBE) é uma infraestrutura pioneira no Brasil dedicada a análises de fluxos iônicos em sistemas biológicos. Ela conta com os equipamentos básicos e necessários para a análise do fluxo e concentração de íons, como o extrator de micropipetas (P-97, Sutter Instruments) utilizado na confecção de microeletrodos seletivos a íons a partir de capilares de borossilicato e o Scanning Ion Selective Electrode Technique (SIET, Applicable Electronics) composto por um sistema eletrônico de controle de movimento (CMC-4) e um amplificador polarográfico (IPA-2 Ion) para a detecção da tensão elétrica em microambientes próximos a sistemas biológicos em tempo real de forma não-invasiva e com alta resolução espacial. O fluxo iônico é determinada pela Lei de Fick a partir do gradiente de concentração íon-específico. O estudo dos gradientes iônicos e potenciais elétricos permite compreender a regulação no desenvolvimento e as respostas a estímulos ambientais de células, tecidos e organismos.

Plataforma Scanning Ion Selective Electrode Technique/ LBCT/ CBB/ UENF.
A versatilidade da técnica permite a análise em diferentes modelos biológicos, abrangendo desde microrganismos, plantas, culturas celulares e tecidos animais e vegetais, possibilitando ainda o estudo de interações biológicas complexas, como relações simbióticas, respostas a estresses ambientais, comunicação célula-célula, mecanismos de defesa e sinalização metabólica integrada entre diferentes sistemas. Essa flexibilidade metodológica possibilita a investigação comparativa de processos fisiológicos em distintos organismos, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre a homeostase iônica e a sinalização celular.

Diversos modelos biológicos podem ser analisados na plataforma. As imagens ilustram alguns exemplos, como cultura de células tumorais e regiões radiculares de plantas.