Pesquisador do Royal Botanic Garden visita a UENF

Pesquisador Toby Pennington.

O pesquisador Dr. Toby Pennington visitou a UENF e o PGERN entre os dias 16 e 19 de março de 2015. O pesquisador é Chefe da Seção de Diversidade Tropical do Jardim Botânico de Edimburgo e vem desenvolvendo pesquisas na área da Botânica (fitogeografia e filogenia de plantas tropicais).

O Dr. Pennington possui colaboração técnico/científica com pesquisadores brasileiros, participando em projetos desenvolvidos em Biomas brasileiros como Amazônia, Cerrado e a Mata Atlântica. Recentemente, teve um projeto de cooperação internacional aprovado pelo Fundo Newton que é Coordenado pelos Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (Research Council UK – RCUK) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), no qual o Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a UENF participam pelo lado brasileiro.

Durante sua passagem pela UENF o Dr. Pennington apresentou um Seminário no LCA/UENF no dia 16/03 sobre o tema DIVERSIDADE FLORÍSTICA, BIOGEOGRAFIA FILOGENÉTICA E CONSERVAÇÃO DAS FLORESTAS NEOTROPICAIS ESTACIONALMENTE SECAS.

O pesquisador participou também de reunião de projeto, visita a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba e Reserva Biológica União e trabalhos de campo em fragmentos florestais da região com os pesquisadores Dra. Dora Maria Villela e Dr. Marcelo T. Nascimento do LCA e o pesquisador Dr. Haroldo Cavalcanti Lima do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.