Plataforma de Equipamentos Multiusuários de Microscopia e Microanálise Prof. Ulysses Lins
Apresentação
A Plataforma Multiusuária de Microscopia e Microanálise Professor Ulysses Lins, vinculada ao Laboratório de Biologia Celular e Tecidual do CBB/UENF, foi criada para atender às demandas internas e externas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Seu objetivo é oferecer serviços especializados de análises em diferentes áreas do conhecimento, contando com uma ampla diversidade de equipamentos, infraestrutura adequada e profissionais altamente qualificados. Além da preparação de amostras, a plataforma promove a integração entre demandas científicas e soluções tecnológicas, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação.
Quem foi Ulysses Lins?

A Plataforma Multiusuária do LBCT passa a receber o nome do Professor Ulysses Garcia Casado Lins, em reconhecimento à sua trajetória acadêmica e científica.
O Professor Ulysses iniciou os trabalhos com os primeiros microscópios deste laboratório, contribuindo de forma pioneira para a consolidação da pesquisa em Biologia Celular na instituição. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), obteve o Mestrado e o Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela mesma universidade (1997). Realizou Pós-doutorado em Biologia Celular no National Institutes of Health (EUA, 2001) e em Biomineralização na Arizona State University (EUA, 2004).
Foi Professor Titular do Instituto de Microbiologia da UFRJ, dedicando-se à pesquisa e à formação de recursos humanos nas áreas de Microbiologia Geral e Ambiental. Sua produção científica destacou-se nos temas de biologia e evolução de microrganismos magnetotáticos, biomineralização e biomateriais, diversidade e ecologia microbiana, multicelularidade bacteriana e produção biológica de nanopartículas de origem microbiana.
Com esta homenagem, o LBCT reconhece e perpetua a memória de um cientista brilhante e de um professor que contribuiu de forma decisiva para o avanço da ciência e para a formação de gerações de pesquisadores.