Histórico
A Biblioteca do Centro de Ciências do Homem (CCH) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), foi criada em outubro de 1995. Ocupava uma sala de aula com 87,17m2 e possuía em torno de 1.000 volumes conseguidos pelo antigo LACEC (Laboratório de Ciências da Educação e da Comunicação) e por doação de instituições como UFRJ, PUC, FGV e de professores.
O acervo foi automatizado com o programa Micro-Isis, da UNESCO, distribuído pelo IBICT, para registro e controle de material bibliográfico. Em abril de 1996, a Biblioteca começou suas atividades e apresentou a elaboração do projeto para as novas instalações e sua implantação, possibilitando assim, mais conforto e mobilidade para seus usuários.
Em 2002, a UENF adquiriu um novo programa para gerenciar o acervo e os serviços das bibliotecas da universidade, permitindo um maior compartilhamento e controle de circulação e aquisição do acervo. Em junho de 2007 foi disponibilizado acesso ao catálogo online de todas as bibliotecas da UENF, com serviços de consulta ao acervo, reservas e renovações online e sugestões para compra de livros.
Em 2008, através do projeto coordenado pelo prof. Mário Galvão, os serviços da Biblioteca tornaram-se mais acessível para portadores de necessidades especiais, pois foi adquirido programas de computador, scanners, computadores e bebedouro mais baixo. Adquirimos também os primeiros aparelhos de ar condicionado, instalados nos setores administrativos e da bancada de computadores. Também nesse mesmo ano, foi implantada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UENF, com equipamento,
programa e treinamento do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), por iniciativa da Biblioteca, porém, por problemas técnicos, não foi possível prosseguir com esse trabalho.
Em 2010 a Biblioteca do CCH foi finalmente toda climatizada, dando assim, mais conforto aos nossos usuários. Em 2018, por iniciativa da Biblioteca do CCH, com o fornecimento do código fonte fornecido pelo ICMC/USP, a pedido, e com ajuda da GINFO (Gerência de Informação) para adaptar à universidade, os formandos dos cursos de pós-graduação da UENF puderam elaborar sua própria ficha catalográfica através do Sistema Acadêmico.
O acervo cresceu tanto com doações de livros novos (de várias instituições) e livros usados, quanto com compras que foram feitas com verbas das graduações do centro até 2013. Nos anos de 2013 a 2017 o governo do estado lançou editais da Faperj exclusivamente para aquisição de livros para as bibliotecas, com isso a Biblioteca do CCH adquiriu nesses projetos 535 títulos. Além disso, passamos a receber doações de livros editados com a colaboração da Faperj, totalizando, 379 títulos no total até então, com a média de 5 exemplares para cada título. O acervo atual contabiliza 16.928 títulos e 23.544 exemplares de livros e 135 títulos de revistas correntes, obtidas com doações.
A Biblioteca do CCH é muito apreciada por toda comunidade, atraindo estudantes de vários centros. Com isso, aumentamos o número de mesas e assentos individuais e criamos uma sala de estudos em grupo, que é muito utilizada.