Projetos

Invisibilização e Vulnerabilidades Sociais: Cultura, gênero, raça e saúde

A formação do Brasil enquanto Estado Nação é marcada pela imposição de epistemologias e lógicas administrativas eurocêntricas que promoveram poderosos processos de objetificação e invisibilização de diferentes povos, populações e grupos sociais. A escravização agiu violentamente tanto sobre os corpos das pessoas pertencentes a grupos étnicos ameríndios quanto aqueles transladados de África, esvaziando a potência de suas memórias coletivas, protagonismos, do empoderamento e da manutenção de conhecimentos, saberes e práticas mantidas pelas tradições orais vinculadas ao poder da palavra falada, da comunidade, do culto aos ancestrais e interpretAção sobre o ambiente habitado. Tematizando as imagens destes corpos é que nos lançamos a analisar, a partir da crítica decolonial, situações de produção de vulnerabilidades sociais no campo da saúde, da cultura, das relações étnico-raciais e de gênero. Este projeto acontece a partir da articulação entre a Unidade Experimental de Som e Imagem (UESI/ LEEA/ UENF) e do NEABI-UENF (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena).

Antropologia Visual aplicada à investigação de memórias, identidades e fazeres artesanais entre Comunidades Pesqueiras interlocutoras do Projeto Ambiental PESCARTE

A partir de recorte qualitativo e do emprego dos princípios metodológicos pautados na Antropologia, em especial na Antropologia Visual, busca-se identificar e representar as expressões culturais de pescadores/as artesanais e as possíveis formas tradicionais de transmissão desses conhecimentos e estéticas enquanto expressões artísticas regionais e elementos constituintes das identidades, memórias coletiva e culturas locais. A resultante produção audiovisual dessa pesquisa visa fornecer subsídios aos processos de mediação e intervenção social promovidos pelo PEA Pescarte retroalimentando, a partir da produção de banco de dados imagético e sonoro, a construção de materiais educativos focados na formação continuada tanto de técnicos como de pescadores/as artesanais e seus familiares.

A Prática da Capoeira na UENF: Saúde física e valorização dos conhecimentos tradicionais afro-brasileiros na promoção da autoestima da Comunidade Estudantil de Campos dos Goytacazes-RJ

A Capoeira pode ser compreendida como Arte que engloba e sintetiza outras Artes: luta, música, dança, performance, malícia, coreografia, ancestralidade e conhecimentos que a um só tempo rememoram uma África Ancestral e divulgam para o mundo, cantando em Português, os versos que narram as memórias das lutas contra o cativeiro e assim confrontam e modulam a leitura crítica da situação vivenciada a cada momento pelos integrantes do grupo, sob a liderança de um mestre. Desde seu reconhecimento como esporte nacional, essa prática tem sido utilizada de forma sistemática como atividade de educação não-formal e informal que, por sua forte relação com esporte e cultura, possibilita resgatar a cidadania de pessoas de grupos vulneráveis da sociedade, promovendo ação educativa de forma geral, integração social e aproximação de comunidades. O presente projeto dá continuidade à iniciativa Capoeira na UENF que existe há 28 anos tendo como objetivos principais a divulgação dessa prática e a aproximação desta universidade pública em relação às comunidades de seu entorno e os praticantes mais avançados da capoeira de Campos dos Goytacazes e arredores. Pretende-se utilizar como mecanismo de avaliação metodologias participativas de valorização dos conhecimentos específicos da Capoeira que são transmitidos pelo mestre por meio da tradição oral e da performance visando ao estímulo ao trabalho realizado em grupo, onde a competição sede espaço para o companheirismo e o respeito à diversidade, ações estas que passam pela constante motivação, mobilização social e participação de bolsistas e alunes.

Projeto de Pesquisa e Extensão: Paredes centenárias que guardam a memória – Documentário sobre o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho

Este projeto de extensão tem por objetivo registrar e publicizar o trabalho de tratamento técnico e de educação patrimonial desenvolvidos pelo Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho ao longo de sua trajetória. Este Arquivo é a primeira instituição de guarda e tratamento documental da cidade de Campos dos Goytacazes e do interior do estado do Rio de Janeiro, tendo sido criado pela Lei 7.060 de 18 de maio de 2001. Está planejada a realização da reforma do prédio e adequação física do espaço para a preservação documental sendo que a proposta desse projeto de extensão  é realizar a produção audiovisual e apoio à ações de divulgação científica das atividades realizadas pelo arquivo ao longo de seus 21 anos são importantes para a própria visibilidade dessa instituição parceira da UENF em período que seu acervo ficará restrito em reserva técnica, visando sua conservação e preservação ao longo do período da obra. Apesar das atividades do Arquivo serem de grande relevância para a história e a memória deste município, ainda são pouco conhecidas pela população de modo geral. Desta forma, a produção de registros imagéticos tem função primordial para informação, conhecimento e valorização do patrimônio edificado – Solar do Colégio, edifício que abriga o Arquivo – bem como do patrimônio documental guardado por esta instituição. A função maior deste projeto é fazer com que a instituição seja integrada à população local para que esta utilize os seus serviços e tenha consciência do seu papel cidadão para a preservação deste bem.

Educação Continuada em Multimídia, Arte e Cultura

Compreendendo a abordagem das Culturas como elemento central para a construção dos conteúdos da Arte Educação, esse projeto solicita recursos humanos para promover ações de incentivo e educação continuada para professores das disciplinas de Arte em suas múltiplas linguagens (Artes Visuais, Dança, Teatro e Música) na rede Pública de Campos dos Goytacazes, RJ. Por outro lado esse projeto propõe também compreender a produção cultural e as expressões artísticas regionais, em suas múltiplas formas, a fim de questionar se essas estariam sendo abordadas nas escolas, pensando a promoção das identidades, estéticas e patrimônios culturais locais. A meta dessa pesquisa é fomentar a construção de produtos audiovisuais a partir dos eventos realizados no CCH/ UENF que tenham como foco Arte, Cultura e Humanidades e, concomitantemente, o oferecimento de oficinas de formação continuada sobre Mídia e Cultura para o Ensino da Pedagogia e da Arte no município e região.

Tom da Ciência
GEPMU (Grupo de Estudos e Práticas Musicais)
CAIS (Coletivo de Antropologia da Imagem e Som)
NEABI – UENF (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UENF)
Antropoarte
Webnários e Eventos
Paredes Centenárias que Guardam Memórias

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