Iolanda Scheibe de Siqueira Meline e Aparecida Viana Possidonio

Comparativo de Projetos Estruturais Empregando Sistema Reticulado e com Laje Nervurada                      

Orientador:
Prof. Guilherme Chagas Cordeiro

Comissão Examinadora:
Engº Luiz Gabriel Sarmet Moreira Smiderle
Eng.° José Renato de Freitas
Prof. Sergio Luis González Garcia

Data da Defesa: Fevereiro de 2011

Resumo: O trabalho proposto consistiu na elaboração de dois projetos com sistemas estruturais diferentes de um edifício concebido para ser um prédio padrão destinado à expansão física da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.
O prédio em questão é composto de dois pavimentos e apresenta uma arquitetura simples e bem flexível, de modo a estar apto a abrigar diferentes utilizações, como laboratórios de pesquisa, gabinetes de escritórios administrativos e salas de aula. As divisões internas serão feitas posteriormente com divisórias de gesso acartonado (tipo dry wall). Desta forma, um importante aspecto do projeto estrutural deverá ser o de permitir a flexibilidade da arquitetura interna.
Com base nestas premissas, serão desenvolvidos dois projetos estruturais em concreto armado. O primeiro com um sistema estrutural reticulado convencional, com o emprego de lajes maciças. No segundo projeto será empregado o sistema estrutural com lajes nervuradas, exatamente para se tentar conceber uma estrutura com menor número de pilares a fim de contemplar uma maior flexibilidade nas futuras divisões internas da arquitetura. O projeto básico de arquitetura está apresentado em arquivo anexo.
No desenvolvimento dos projetos iniciamos com o lançamento da estrutura, através do projeto arquitetônico. A análise estrutural, nos dois casos, foi feita através do programa comercial EBERICK V6®, sendo também desenvolvido o dimensionamento manual de alguns elementos estruturais de ambos os projetos, considerados críticos. Por último, foram avaliadas e comparadas as duas metodologias de cálculo e desenvolveu-se um comparativo de custos dos dois sistemas estruturais empregados.

Download aqui!