Importância da Região Norte Fluminense na Proposta de Implantação do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro

Professora: Maria da Gloria Alves
   mgloria@uenf.br
Área de atuação: Geotecnia
Resumo: A região norte Fluminense possui um relevante patrimônio natural e cultural com destaque para valores geológicos, geomorfológicos, paisagísticos e ecológicos. Também existem locais de importância arqueológica e um patrimônio de arquitetura urbana e rural tradicional. Todos esses atributos locais justificam a inclusão dessa região na proposta de criação do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro que compreende 16 municípios, com cerca de 10.900 km², área total das municipalidades, com uma população de 1.585.000 habitantes. O presente projeto visa coletar informações sobre o patrimônio geológico, aspectos culturais, históricos, pré-históricos e ecológicos da cidade de São João da Barra. Este município possui população de 32.747, área de unidade territorial 455,044 Km², densidade demográfica 71,96 hab./Km² e IDH-M 0,688, de acordo com o Censo-2010- IBGE. O levantamento bibliográfico feito até agora mostrou os diferentes patrimônios geológicos locais; a principal fonte utilizada foi o livro: Geoparques do Brasil-Propostas, publicado em 2012 pela CPRM. Este cita vários patrimônios na região, entre eles a “Lagoa Salgada”, localizada na divisa de Campos dos Goytacazes e São João da Barra e o “Delta do Rio Paraíba do Sul” no litoral são-joanense. Também foram encontrados sítios de importância história e ambiental, são eles a “Antiga casa da câmara e cadeia municipal / Centro Cultural João Oscar do Amaral Pinto” e o “Barracão do Gargaú” esses sítios remetem a história do município que por vezes se confunde com a história do descobrimento do Brasil. A prefeitura Municipal de São João da Barra realiza trabalhos junto às escolas buscando mostrar os patrimônios locais, a “Barca da Ciência” é um desses trabalhos, onde as pessoas embarcam para um passeio de escuna e lá recebem informações privilegiadas, acerca da história do município e dos diferentes patrimônios naturais. Esta ação está bem de acordo com a proposta de geoparque, pois esse busca a integração com a sociedade, de forma a assegurar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo, reforçando a identificação da população com sua região, estimulando a atividade socioeconômica e promovendo o respeito ao meio ambiente.