Materiais Cerâmicos
A cerâmica é tradicionalmente definida como materiais não metálicos, inorgânicos, constituída basicamente de materiais argilosos. Os materiais argilosos são unidades estruturais simples e se diferenciam uns dos outros pela diferente relação entre sílica e alumina, pela quantidade de água de constituição e pela sua estrutura.
A cerâmica, após calcinação em altas temperaturas, apresenta-se inteira ou parcialmente cristalizada. A cristalização confere ao material cerâmico importantes propriedades, tais como: resistência ao ataque de produtos químicos, resistência à tração e a compressão e dureza.
Deste modo, devido aos procedimentos de fabricação e às características da matéria-prima, os materiais cerâmicos podem ser afetados significativamente pelos agentes de degradação o que ocasiona frequentes problemas construtivos.
Os materiais foco de pesquisa são fundamentalmente tijolo e telhas. Foco especial é dado em produtos com incorporação de resíduos. As pesquisas desenvolvidas sobre aspectos de durabilidade de materiais cerâmicos são:
Teses de Doutorado
1 – Gustavo de Castro Xavier. Resistencia, Alterabilidade e Durabilidade de Peças Cerâmicas Incorporadas com Resíduos de Granito. 2006.
Dissertações de Mestrado
1 – Felipe Fraga de Almeida. Avaliação dos Procedimentos Convencionais e Não-convencionais de Laboratório para Determinação de Comportamento Mecânico e de Durabilidade de Materiais Cerâmicos. 2012.
2 – Najla de Oliveira Vicente. Avaliação da deformabilidade de enrocamentos devido a processos de degradação. 2008.
Iniciação Científica
1 – Bruno Magno Gomes Ramos. Avaliação da forma de partículas no slake durabiliity test para avaliação da durabilidade de materais cerâmicos. 2005.
2 – Aline Dias Pinheiro. Avaliação da alterabilidade de materiais de cerâmicos. 2003.
3 – Raquel Ofrante Salles. Avaliação da alterabilidade de rochas ornamentais. 2003.
4 – Mirian Torp da Silva. Avaliação da Durabilidade de Solo-Cimento através do Ensaio Slake Durability. 2003.
5 – Bruno Magno Gomes Ramos. Avaliação do Desgaste para Previsão da Durabilidade de Cerâmicas Vermelhas. 2002.