Bruno Magno Gomes Ramos

Avaliação da forma de partículas no slake durabiliity test para avaliação da durabilidade de materais cerâmicos.

Professor: Paulo César Maia
Resumo: A cerâmica é um material que possui importantes características de resistência e facilidade de fabricação, características que o torna um material de ampla aplicabilidade. Sabe-se que os materiais cerâmicos são de grande durabilidade quando calcinados com altas temperaturas, maiores que 550ºC. Uma linha de pesquisa dedicada à avaliação qualitativa e quantitativa da durabilidade de cerâmicas vermelhas através do ensaio de desgaste slake durability verificou que a forma das amostras estudadas é uma variável importante na análise do desgaste. Deste modo, este trabalho tem como objetivo a avaliação da influência da forma das amostras no ensaio de desgaste slake durability. Para isto, são produzidos corpos de provas com diferentes formas e atendendo as especificações do ensaio slake durability. São avaliadas pelo menos dez formas diferentes de partículas: esfera, duas formas cilíndricas, cubo e seis formas prismáticas. As amostras são calcinadas com três temperaturas diferentes: 350º, 500º e 900º C. A escolha das temperaturas é relevante, no sentido de se obter diferentes níveis de resistência, branda, média e alta, respectivamente. Considerando que cada ensaio slake durability utiliza dez partículas e que são necessárias três repetições do ensaio para se obter um valor médio representativo, foram ensaiadas um total de 900 partículas. A avaliação do desgaste é feita através da perda de massa observada a cada ciclo de ensaio. A análise dos resultados obtidos permite a determinação de fatores de parametrização do desgaste das partículas em função da forma. Isto possibilita a comparação dos resultados eliminando-se a interferência da forma das partículas nos resultados dos ensaios de desgaste slake durability para previsão da durabilidade de cerâmicas vermelhas.