Josimar Pereira Freitas

Dimensionamento Estrutural de um Reservatório Elevado de Água para um Condomínio Residencial

Orientador:
Prof. Sergio Luis González Garcia
Comissão Examinadora:
Prof.a Patrícia Habib Hallak
Eng° Gustavo Savaris
Prof. Sergio Luis González Garcia

Data da Defesa: Dezembro de 2007

Resumo: Neste trabalho será feito o dimensionamento estrutural de um reservatório de água elevado para um condomínio residencial na cidade de Campos dos Goytacazes. O projeto se baseia na modelagem computacional da estrutura no programa computacional SAP 2000v9, programa de modelagem de estruturas simples, bi e tridimensionais e de análise estrutural que utiliza o Método dos Elementos Finitos (MEF) e possui ótimas condições para a implementação desse tipo de estruturas, possibilitando também a modelagem das cargas atuantes nela. Com ele serão obtidas as solicitações, momentos e esforços, atuantes em cada parte da estrutura.
O reservatório será circular, que é o formato mais econômico para este tipo de estruturas e que se comporta melhor em relação a esforços como o empuxo da água, por exemplo. A parede do reservatório será dimensionada como uma laje, com momentos fletores em seus planos ortogonais, na sua base será dimensionada a armadura de uma viga em forma de anel para auxiliar nos
esforços gerados nesta região da base da parede.
Foi estimada uma população de 372 pessoas do condomínio para a determinação do volume do reservatório. Ele será construído de concreto armado, material que atende bem às necessidades para este tipo de estrutura. O reservatório tem 4m de altura e 6,3m de diâmetro, ele será elevado por 6 pilares de 12m de altura, com seção transversal variável. Na altura média dos pilares será implementado um tirante de contraventamento para diminuir o comprimento de flambagem dele e funcionar como tensor resistente à tração. A fundação será do tipo rasa, composta por 6 sapatas isoladas localizadas em cada pilar.
Será verificada a abertura de fissuras na tampa, no fundo e na parede do reservatório, fato bastante indesejável para um reservatório de água. O dimensionamento das armaduras e o detalhamento serão feitos à mão.

Download aqui!