Priscila de Almeida Cardoso
Projeto de um Aterro sobre Solo Mole
Orientador:
Prof. Fernando Saboya
Comissão Examinadora:
Prof. Sérgio Tibana;
Prof. Paulo César de Almeida Maia;
Prof. Aldo Durand Farfán.
Data da Defesa: Fevereiro de 2004
Resumo: Este projeto tem como objetivo apresentar uma alternativa de solução para os problemas de instabilidade da fundação em solo mole ocorridos na Linha Verde, que liga a região norte à região sul de Macaé. Os estudos foram realizados com base nos resultados dos ensaios in situ (CPTU) executados nos locais em que a instabilidade se apresentou com maior gravidade. Com os resultados (2 ensaios de CPTU) das investigações geotécnicas foi calculado um perfil de resistência não drenada (Su). Adotou-se a resistência (Su) mínima e máxima para a análise de estabilidade realizada com o programa Slope-W da GEO-SLOPE. Na análise de estabilidade da fundação do aterro foi considerada como sobrecarga duas secções típicas. A primeira seção típica do pavimento adotada tem forma trapezoidal, e foi definida conforme o manual do DNER, classificado como rodovia de classe III. A outra secção típica considerada possui bermas de equilíbrio. O peso específico adotado para o aterro foi de 18kN/m3. O coeficiente de segurança escolhido como padrão, na análise de estabilidade pelo método de Bishop Simplificado foi de 1,5, onde variou-se a dimensão L da seção típica com bermas e da seção típica trapezoidal. Através destas análises escolheu-se a seção que forneceu o menor volume de aterro. Concluí-se no trabalho que do ponto de vista de estabilidade o solo tem capacidade suporte para suportar a carga transmitida pelo aterro.