Modelagem Física e Petrofísica de Reservatórios

Determinação de características petrofísicas de reservatório, a partir da resistividade espectral de testemunhos de bacias petrolíferas, de reservatórios análogos, de amostras sintéticas e amostras-padrão.

 

Bolsista: Marcelo de Souza Bernardo             Contato:  MarceloBernardo@lenep.uenf.br

Orientador: Victor Hugo Santos

 

RESUMO

O presente projeto tem como intuito principal conduzir a pesquisa a partir de estudos experimentais de modelagem física e petrofísica, como suporte à aplicações de caracterização e monitoramento sísmico de reservatório. O estudo de modelagem física visa à aquisição de dados time-lapse (monitor e baseline) em escala ultrassônica, ambos densamente amostrados com repetibilidade e subamostrados sem repetibilidade, e o processamento para obtenção de seções 2D stacked. Estes dados servirão de base para investigar técnicas de amostragem e processamento compressivo (compressive sensing (cs)), voltados para a melhoria da qualidade e eficiência no tratamento do sinal sísmico. Nesta proposta, também está sendo contemplado a montagem de um sistema de modelagem sísmica para aquisição de dados 2D multicanal em laboratório. Este sistema propiciará à aquisição não convencional de dados sísmicos, redução do tempo de aquisição e incremento da redundância do dado, que são importantes para o monitoramento do fluxo de fluidos dentro do reservatório. A investigação petrofísica será desenvolvida a partir da realização de ensaios em amostras de rochas, a serem determinadas pela Petrobras, para estimativa de velocidades elásticas em diferentes cenários de saturação de fluidos, simulando uma aquisição time-lapse.

EQUIPAMENTOS

Difratômetro de Raio X e Espectrômetro por Fluorescência de Raio X serão amplamente utilizados para caracterização de uma parte da amostra. Alternativamente, esta parte poderá ser feita utilizando-se fragmentos das próprias amostras, caso estejam disponíveis. A parte restante serão os plugues a serem usados nos ensaios. Os primeiros visam à caracterização petrofísica das amostras secas, fornecendo informações de porosidade, permeabilidade, velocidade de ondas P e S. Um imageamento do sistema poroso usando micro tomografia de raios-X (µCT) também está planejado e irá contribuir para a identificação da micro-porosidade (Archilha et al., 2016).

O sistema de Física de Rochas da UENF/LENEP será utilizado nestes ensaios de monitoramento das velocidades. Com este sistema pode-se determinar as velocidades das ondas P (Vp) e S (Vs) no eixo axial e em 2 eixos radiais perpendiculares.