Disciplinas da Pós-Graduação
LEF3710 – Controle Biológico (Prof. Gilberto S. Albuquerque)
Métodos biológicos de controle de pragas (latu sensu). Histórico do controle biológico (CB). Bases ecológicas do CB. Biologia, identificação e comportamento de parasitóides e predadores. Patógenos no CB. Importância das adaptações sazonais e da sistemática para o CB. Procedimentos de um programa de CB clássico. Aumento e conservação de inimigos naturais. CB de plantas daninhas e de pragas de importância agrícola, médica e veterinária. CB em casas de vegetação. Manipulação genética de inimigos naturais. Riscos ambientais associados ao uso de inimigos naturais.
LEF 3712 – Controle Microbiano de Insetos (Prof. Richard Ian Samuels)
Introdução e histórico do uso de patógenos contra insetos. Taxonomia e caracterização de fungos, vírus, bactérias e nematóides entomopatogênicos. Processos de infecção. Interações fisiológicas e bioquímicas entre insetos e patógenos. Epizootiologia e desenvolvimento de doenças naturais. O uso de inseticidas microbianos em programas de controle biológico. Desenvolvimento de agentes microbianos.
LEF 3720 – Nematologia (Prof. Ricardo M. de Souza)
Histórico da nematologia. Importância dos nematóides para os ecossistemas, a Agricultura, a saúde pública e as ciências biológicas. Morfologia e sistemática de nematóides. Fisiologia dos nematóides. Ecologia dos fitonematóides (tipos de ciclo-de-vida, sobrevivência, dispersão e influência de fatores ambientais e edáficos, assim como interações com outros organismos do solo e fitopatogênicos). Interações nematóide-planta. Principais gêneros e espécies de fitonematóides e as doenças por eles causadas. Epidemiologia e controle dos fitonematóides por meios culturais, biológico, químico e de resistência. Nematóides como vetores de fitovírus. Nematóides patogênicos a insetos (morfologia, classificação, tipos de ciclo-de-vida, metodologia empregadas em seu estudo e emprego para o controle biológico de pragas). Introdução aos nematóides marinhos e àqueles relevantes à pecuária. Técnicas recentes na pesquisa em Nematologia.
LEF 3730 Semioquímicos (Profª. Ana Maria M. V. Bailez – Coord., Prof. Omar E. Bailez e Prof. Paulo Miranda)
Terminologia dos Semioquímicos. Conceitos químicos e metodologias analíticas empregadas no estudo de semioquímicos. Produção, liberação e percepção de semioquímicos. Considerações sobre o comportamento e comunicação dos insetos. Interações através de aleloquímicos. Interações através de feromônios. Bioensaios para avaliação da ação de semioquímicos. Semioquímicos no manejo Integrado de Pragas agrícolas, florestais e de interesse médico e veterinário. Vantagens e desvantagens do uso de semioquímicos. Perspectivas do uso de semioquímicos no Brasil e no Mundo.
LEF 3731 Comportamento de Insetos 3 (51+00) I (Prof. Omar E. Bailez – Coord., Profª Ana Maria M.Viana-Bailez e Prof. Gilberto S. de Albuquerque)
Introdução ao estudo do comportamento. Ontogênese do comportamento. Evolução do comportamento. Aprendizagem. Desencadeadores do comportamento. Comunicação dos insetos. Ritmo biológico. Comportamento social. Comportamento parental e reprodutivo. Ecologia e comportamento. Interações hospedeiro-parasitóide, predador-presa e interações tritróficas. Metodologia do estudo da Etologia. Importância da etologia nas ciências agrárias e biológicas.
LEF3732 – Virologia vegetal e viróides (Prof. Roberto Ramos Sobrinho)
Histórico, classificação e nomenclatura dos vírus vegetais e viróides. Transmissão, estratégia de replicação, ultraestrutura da infecção de vírus vegetais e de viróides. Satelitismo. Virusóides. Sintomatologia nas plantas afetadas. Propriedades biológicas, físico-químicas e moleculares dos vírus vegetais e viróides. Propriedades sorológicas dos vírus vegetais. Vetores de vírus vegetais. Ecologia. Controle.
LEF3760 – Micologia e Fungos Fitopatogênicos (Prof. Silvaldo F. da Silveira)
História da Micologia. Definições e Noções de Fisiologia de fungos. Importância, Ecologia, estruturas reprodutivas, ciclos de vida generalizados e sistemática dos principais filos fúngicos: Mixomycota, Plasmodiophoromycota, Hyphochytridiomycota, Oomycota, Chytridiomycota, Zigomycota, Ascomycota e Basidiomycota. Taxonomia e identificação de fungos em nível de ordens (geral) e de gêneros (fungos fitopatogênicos). Técnicas laboratoriais e Micotecas.
LEF3761- Epidemiologia de doenças de plantas (Prof. Silvaldo F. da Silveira – Coord.)
Histórico, conceitos de epidemiologia de doenças de plantas. Efeito de ambiente em doenças. Medições meteorológicas. Quantificação de populações de patógenos e de intensidade de doenças. Amostragem. Progresso e modelagem de epidemias. Gradiente de doenças. Distribuição Espacial de Inóculo e de Plantas Doentes. Previsão de epidemias. Análise de Perdas. Princípios epidemiológicos de controle.
LEF3771 – Manejo integrado de pragas (Prof. Gerson Adriano Silva)
Introdução à entomologia agrícola. Bases ecológicas de manejo integrado de pragas (MIP). Avaliação dos agroecossistemas no MIP. Tomada de decisão no MIP. Estratégias e táticas de controle no MIP. Toxicologia de inseticidas. Estações de avisos fitossanitários no MIP.
LEF 3772 Resistência de plantas a insetos fitófagos (Prof. Gerson Adriano Silva – Coord.)
Introdução à resistência de plantas a insetos. Conceitos básicos. Mecanismos de resistência. Causas da resistência. Resistência constitutiva e induzida. Fatores que afetam a resistência de plantas a insetos. Técnicas para mensuração de resistência de plantas a insetos. Localização e manipulação de plantas por insetos. Especialização de insetos em partes das plantas. Insetos especialistas X insetos generalistas. Interação entre resistência de plantas e os outros métodos de controle. Programas de resistência de plantas a artrópodes.
LEF3780 – Aspectos de Fisiologia de Insetos (Prof. Richard Ian Samuels, Coord., Prof. Francisco J. A. Lemos e Prof. Gerson Adriano Silva)
Introdução. Fisiologia e estrutura do tegumento. Fisiologia e ultraestrutura do canal alimentar e membrana peritrófica. Fisiologia da digestão. Sistema nervoso e alvos de inseticidas. Sistema respiratório. Sistema reprodutivo.
LEF 3801 Introdução a Pesquisa Científica (Prof. Omar Eduardo Bailez – Coord. e Profª Ana Maria Matoso Viana-Bailez)
Ciência: conceito, finalidades e considerações gerais da pesquisa e do pesquisador. Tipos de pesquisa: bibliografia, de campo e de laboratório. Método Científico: hipóteses, experimentação, análises e interpretação dos resultados. Órgãos de pesquisa: financiamento da pesquisa e inserção no sistema. Documentação: análise crítica das diferentes fontes de informação. Revisão bibliográfica. Formulação de um projeto de pesquisa: escolha do tema, formulação do problema, especificação de objetivos, metodologia e citação bibliográfica. Condições experimentais: escolha de variáveis, amostragem, métodos de observação, escolha do método de análise estatístico e representação gráfica dos dados. Difusão dos conhecimentos adquiridos: apresentação oral e escrita. Relatório, tese, artigo científico, apresentação em reuniões científicas, palestras, etc… Apresentação escrita: aspectos da redação científica. Apresentação oral: técnicas e meios de apresentação.