Cartilha de Segurança

A Cartilha de Segurança para Internet foi desenvolvida pelo CERT.br ( Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil ), mantido pelo NIC.br, com inteiro teor em http://cartilha.cert.br.

A cartilha contém recomendações e dicas sobre como o usuário pode aumentar a sua segurança na Internet e fornece uma série de procedimentos que visam melhorar a segurança de um computador.

Estrutura da Cartilha

Este documento conta com oito partes, que dividem o conteúdo em diferentes áreas relacionadas com a segurança da Internet, além de um glossário, um checklist e uma compilação de dicas rápidas.

  • Parte I: Conceitos de Segurança
    Apresenta conceitos gerais de segurança de computadores, importantes para o entendimento das partes subseqüentes.
  • Parte II: Riscos Envolvidos no Uso da Internet e Métodos de Prevenção
    Aborda diversos riscos envolvidos no uso da Internet e métodos de prevenção, como programas que possibilitam aumentar a segurança de um computador e medidas preventivas no dia-a-dia do uso da Internet.
  • Parte III: Privacidade
    Discute questões relacionadas à privacidade do usuário ao utilizar a Internet e aos cuidados que ele deve ter com seus dados pessoais.
  • Parte IV: Fraudes na Internet
    São abordadas questões relacionadas a fraudes na Internet e medidas preventivas que devem ser adotadas no acesso a sites de comércio eletrônico ou Internet Banking.
  • Parte V: Redes de Banda Larga e Redes Sem Fio (Wireless)
    É dedicada aos usuários de conexões banda larga e de redes sem fio, sendo discutidas as implicações de segurança e métodos de prevenção peculiares a estes ambientes.
  • Parte VI: Spam
    São discutidos os problemas acarretados pelo spam, principalmente aqueles que possam ter implicações de segurança, e métodos de prevenção.
  • Parte VII: Incidentes de Segurança e Uso Abusivo da Rede
    Trata dos conceitos relacionados a incidentes de segurança, técnicas de detecção e recomendações sobre como proceder para notificar ataques recebidos via Internet.
  • Parte VIII: Códigos Maliciosos (Malware)
    Agrupa informações detalhadas sobre os tipos mais comuns de códigos maliciosos que podem infectar os computadores dos usuários, dando ênfase no tipo de ameaça que cada código oferece e quais são as medidas de prevenção específicas para cada caso.
  • Glossário
    Apresenta definições de diversos termos usados na Cartilha.
  • Checklist
    Consiste em um resumo das boas práticas discutidas ao longo da Cartilha e que devem ser adotadas pelos usuários para se previnirem das ameaças discutidas. Pode ser usado como um guia rápido para conferir se as boas práticas estão sendo seguidas.
  • Dicas
    Compilação de dicas básicas de segurança, que reúnem formas de prevenção contra os problemas mais freqüentes enfrentados pelos usuários de Internet. Baixe os Arquivos:
    Cartilha em PDF;
    Folder em PDF;

Para baixar a cartilha ou de alguma parte específica, acesse: http://cartilha.cert.br/download

Texto foi extraído da Cartilha de Segurança para Internet, desenvolvida pelo CERT.br ( Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil ), mantido pelo NIC.br, com inteiro teor em http://cartilha.cert.br.

 


GINFO – Gerência de Informação
Gerência de Informação – GINFO / DIC
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602