Nova plataforma de e-mails

Logo_ZimbraUma nova plataforma vai hospedar todas as contas de e-mail da UENF a partir do dia 07/07/14, segunda-feira. É a plataforma Zimbra, que além de oferecer mais recursos para o gerenciamento das contas, vai permitir um reforço nos requisitos de segurança, diminuindo, por exemplo, a possibilidade de os e-mails da UENF serem classificados como spam por outros servidores. A Plataforma Zimbra é utilizada desde 2012 pela Universidade de São Paulo (USP), que possui mais de 200 mil contas de e-mails.

— A interface será bem mais amigável e em consonância com a política de antispam e antivírus do Comitê Gestor da Internet no Brasil, reduzindo consideravelmente os nossos problemas nesse campo. Para a nova plataforma foi implementada a certificação digital, garantindo a autenticidade e elevando os níveis de privacidade dos dados transmitidos. Também haverá um catálogo de endereços de e-mail automático das demais contas da UENF, facilitando a interação entre a comunidade interna — explica o diretor de Informação e Comunicação da UENF, professor Vanildo Silveira, ressaltando que a plataforma Zimbra vai utilizar os servidores novos, adquiridos recentemente pela GINFO/DIC, permitindo assim melhor qualidade de acesso.

Segundo o gerente de Informação da UENF, André Rangel Matos, serão migradas para a nova plataforma todas as contas da UENF acessadas nos últimos seis meses, com as respectivas mensagens que estiverem armazenadas. A migração das demais contas deverá ser solicitada através do e-mail ginfo@uenf.br . Quem tiver interesse em fazer também a migração da lista de contatos poderá fazê-lo, observando as informações do tutorial. Em caso de dúvidas, pode-se fazer contato com a GINFO mesmo após o lançamento. O acesso externo ao Periódico Capes continuará sendo feito normalmente mesmo para as contas que não forem migradas.

— Para acessar webmail não haverá grandes mudanças, pois o acesso continuará a ser feito no portal. Já para os usuários de clientes de e-mails instalados em seus computadores (como Outlook, Increadmail, Windows Live Mail, Eudora, etc), será necessário fazer uma reconfiguração. Também para isso pode ser acessada a página  tutorial. Em caso de dúvida, é só entrar em contato com a GINFO — diz André.