Participação do PPGERN no XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia e no XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros

No período de 17 a 21 de outubro de 2022, na cidade de Fortaleza-CE, foram realizados dois importantes eventos: o XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia e o XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) esteve presente nos dois eventos, através das seguintes participações: Prof.ª Caryne Aparecida de Carvalho Braga, Prof. Leandro de Oliveira Drummond, Dr.ª Jamile de Moura Bubadué (pós-doutoranda), Juan David Rojas Arias (doutorando) e Amanda de Abreu Braga (mestranda).

No dia 18/10/2022, a Prof.ª Caryne Aparecida de Carvalho Braga proferiu a palestra intitulada “Mastocafé: uma proposta educacional de mastozoologia por meio de uma mídia social de amplo alcance”, na qual apresentou o Mastocafé (projeto de extensão da UENF coordenado por ela e que possui colaboradores e discentes de graduação e pós-graduação da UENF, UFRJ e UFMG). O projeto tem como objetivo fazer a divulgação científica sobre ecologia, conservação e evolução de mamíferos, através da participação em eventos de extensão universitária e, principalmente, a atuação em redes sociais, como o Instagram e o Twitter (@mastocafe).

 

No dia 18/10/2022, o doutorando Juan David Rojas Arias (orientado pela Prof.ª Caryne Braga) apresentou, em sessão oral, o trabalho intitulado “Travessias perigosas: efeitos de oleodutos e gasodutos nos movimentos da cuica-lanosa-de-pelo-longo (Marmosa paraguayana) na Mata Atlântica”.

 

No dia 18/10/2022, a Dr.ª Jamile de Moura Bubadué apresentou a palestra “A utilização de modelos 3D na mastozoologia”.

No dia 20/10/2022, o Prof. Leandro de Oliveira Drummond apresentou, em sessão oral, o trabalho “Efeito de oleodutos na estruturação de comunidades de pequenos mamíferos em fragmentos de Mata Atlântica”, com os resultados parciais do Projeto Connect, que avalia o efeito de faixas de dutos de petróleo sobre a conectividade da paisagem para pequenos mamíferos.

No dia 20/10/2022, a mestranda Amanda de Abreu Braga (orientada pela Prof.ª Caryne Braga e coorientada pelo Prof. Carlos Ruiz) apresentou, em pôster, o trabalho intitulado “Activity pattern of the endangered Elias Atlantic spiny-rat Trinomys eliasi (Pessoa e Reis, 1993)”, mostrando resultados parciais de seu projeto de dissertação, que aborda o padrão de atividade, comportamento e história de vida do rato-de-espinho.