Alunos Egressos

Desde a sua criação (em 2004) até o final de 2020, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) formou 188 profissionais, dos quais 126 cursaram o Mestrado e 62 o Doutorado, sendo que cerca de 30% cursaram ambos os níveis em nosso Programa. Nossos egressos se caracterizam pela visão sistêmica do conhecimento, aliando conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas específicas, além de entender e interagir com o ambiente e a sociedade. O profissional formado deve ter visão abrangente, atuação na liderança de equipes, capacidade crítico-reflexiva e criativa para atuar na área, considerando os aspectos acadêmicos, científicos, econômicos, sociais e ambientais, contemplando uma visão ética e humanista no atendimento às demandas da sociedade.

O egresso de Mestrado deve ser capaz de desenvolver a percepção ambiental contextualizada e compreender a natureza dos processos ecológicos, de modo a utilizá-los na execução de seus projetos de pesquisa, transmiti-los para seus estudantes e/ou aplicá-los em atividades de caráter pragmático, públicas e privadas, desempenhando adequadamente atividades ligadas ao uso, gerenciamento e proteção do ambiente, elaborando trabalhos científicos para publicações especializadas, e interpretando, avaliando e propondo ações para a mitigação dos problemas ambientais.

O egresso do Doutorado, além das habilidades requeridas de um mestre, deve ser um pesquisador independente, tornando-se perito em sua área, utilizando os conhecimentos adquiridos para propor novas linhas de pesquisa e elaborar propostas inovadoras, compatíveis com o conhecimento científico, assegurando, em instituições de ensino e pesquisa e/ou em órgãos governamentais e privados em que atue, o desenvolvimento de iniciativas que visem identificar alternativas e soluções para problemas ambientais prioritários.

Os dados de destino dos egressos do PPGERN indicam a qualidade da formação dos nossos pós-graduandos, mostrando que temos formado recursos humanos aptos a ingressar na área de pesquisa, ensino de graduação e pós-graduação e gestão ambiental, evidenciando que o Programa está sendo efetivo nos seus objetivos de formação de recursos humanos qualificados para a região onde se insere e para o país.

Do total de egressos do período 2010-2015 (23 doutores e 54 mestres), não obtivemos informação de cinco ex-alunos apenas. Dos doutores titulados nesse período, 44% atuam como professores em Instituições de Ensino Superior – IESs (em sua maioria em IESs públicas), 22% trabalham no ensino fundamental e/ou médio, 9% em gestão ambiental, 17% são pós-doutorandos no Brasil, e um egresso é pós-doutorando no exterior. Dos mestres titulados entre 2010 e 2015, 39% (21) reingressaram como discentes de Doutorado no Programa, e destes, 86% (18) defenderam o Doutorado no período 2016-2020. Ainda dentre os mestres formados entre 2010 e 2015, 13% atuam no ensino superior, 9% realizam pós-doutorado no Brasil, 4% atuam como pesquisadores bolsistas de pós-doutorado no exterior, um desenvolve o Doutorado no exterior, 9% trabalham na área de gestão ambiental, 33% atuam no ensino fundamental e/ou médio, 8% trabalham como técnicos de nível superior e uma egressa é empresária.

Já no último quinquênio (de janeiro de 2016 a dezembro de 2020), formamos 59 pós-graduandos, sendo 23 doutores e 36 mestres. Desse total de egressos que obtiveram o título de Doutor em Ecologia e Recursos Naturais no referido período, 9% estão vinculados a IESs como docentes do ensino superior, 39% atuam como pesquisadores bolsistas de pós-doutorado no Brasil, 26% são docentes em escolas públicas da rede de ensino municipal e estadual, 9% declararam estudar para concursos, uma egressa é pesquisadora bolsista de pós-doutorado no exterior (4%) e um egresso atua na área de gestão ambiental. Não foi possível obter informações de 9% dos egressos de Doutorado. No caso dos titulados como mestres, 47% (17) reingressaram como doutorandos no Programa, e um deles (3%) já defendeu sua tese e atua como pós-doutorando vinculado ao PPGERN. Outro mestre egresso cursa o Doutorado em outra IES brasileira, 11% atuam como docentes do ensino fundamental ou médio, um é bolsista de extensão, outro é empreendedor e 8% estão estudando para concursos públicos. Não foi possível obter informações de 22% dos egressos de Mestrado.

Maiores informações sobre o destino dos egressos podem ser obtidas na Secretaria do Programa ou por e-mail (pgecol@uenf.br).