Dissertações de Mestrado 2009 – NAJLA DE OLIVEIRA VICENTE CARVALHO

Resumo

A degradação observada em muitas barragens de enrocamentos, devido a fatores climáticos e químicos, e sua relação com a deformabilidade do enrocamento motivaram o desenvolvimento desta pesquisa para obtenção de metodologia para avaliação da durabilidade através de procedimentos de laboratório considerando a ação simultânea de esforços mecânicos e de processos de degradação.

Este trabalho apresenta um estudo experimental do comportamento de materiais constituídos de areia, calcário, granito e arenito sob compressão unidimensional, além de avaliar o efeito dos ciclos de saturação e secagem no arenito. Para a realização dos testes foi desenvolvido um equipamento, com capacidade de 500 kPa, o qual permite
ensaiar amostras com 0,30 m de diâmetro e 0,30 m de altura, para ensaios de compressão unidimensional, e um equipamento de degradação automatizado para aplicação de ciclos de umidade no material. Nele é apresentada uma revisão bibligráfica, e desenvolvido um equipamento e faz-se um programa experimental de calibração e um ensaio de degradação.

São apresentadas as variações de compressibilidade dos materiais considerando os efeitos de nível das tensões de atrito de diferentes câmaras de compressão unidimensional, colapso por inundação durante a compressão e colapso por degradação na deformabilidade. Os resultados indicam que a altura do corpo de prova, tipo de material, forma dos  grãos e saturação do corpo de prova interferem significativamente nas deformações das amostras ensaiadas.

A metodologia empregada e os resultados obtidos indicam que o equipamento apresentou os resultados esperados dos ensaios, representando o comportamento da deformabilidade de enrocamentos devido a processos de degradação.

Download aqui.