Dissertações de Mestrado 2007 – LEONARDO GONÇALVES PEDROTI

Resumo

O município de Campos dos Goytacazes é um dos principais produtores de peças cerâmicas para serem utilizadas na construção civil do estado do Rio de Janeiro. O processo de produção normalmente usado nessas indústrias é a extrusão, em que o material argiloso é umedecido para ser moldado, o que acarreta uma maior variabilidade dimensional das unidades devido à retração. Quando não descartados devido às deformações elevadas, esses blocos se tornam grandes problemas nos canteiros de obra, pois a deformidade exige correções com o uso de argamassas.
Esse modelo de produção também exige tempo e grandes espaços físicos para secagem, o que agrega um custo adicional. A grande maioria dos processos produtivos é custosa e necessitam de diferentes equipamentos para a fabricação de um determinando produto, algumas vezes, inviabilizando um novo negócio. Devido a esses fatores, foi desenvolvida, a partir de uma técnica de moldagem do bloco em solo-cimento, uma nova morfologia de blocos cerâmicos, em que esses deixam de ser extrudados para serem prensados. A técnica de prensagem resgata a eficiência construtiva já conhecida pelos blocos em solo-cimento, possibilitando uma maior rapidez nas obras e uma redução no custo de processos de fabricação. Dessa forma, este trabalho visa o estudo de uma nova morfologia em bloco cerâmico,  por processo de prensagem, contemplando as normas de blocos cerâmicos e de solocimento,
e a comparação entre os modelos cerâmicos extrudados, prensados e solocimento. Foram realizados, também, ensaios em prismas e comparativos numéricos entre blocos, prismas e paredes, com o uso da modelagem computacional.

Download aqui.