Dissertações de Mestrado 2007 – ALESSANDRO DA CUNHA ALVES

Resumo

Em Campos dos Goytacazes, o vinhoto, um dos subprodutos da produção de açúcar e álcool em usinas de cana-de-açucar, vem sendo utilizado intnsamente nas áreas de plantação para ferti-irrigar o solo devido o elevado teor de micro-nutrientes existentes na sua composição química. Entretanto, se por um lado a ferti-irrigação pode favorecer as lavouras com o bom desenvolvimento da cana-de-açucar, no que diz respeito à qualidade e ao tempo de maturação da plante, por outro lado a ferti-irrigação pode causar a contaminação do lençol freático. Dentro deste contexto, o principal objetivo deste trabalho é a investigação da interação do vinhoto com um solo da refião de Campos dos Goytacazes. Neste trabalho o nitrogênio e o potássio foram escolhidos como referencia para avaliar a interação tendo em vista os elevados teores destes na composição química do vinhoto e as exigências dos órgãos ambientais que limitam os teores de nitrato na água para considerá-la adequada para o consumo humano. O programa experimental consistiu de ensaios de caracterização de solos, conforme as normas técnicas da ABNT, análises química de amostras de solo e do vinhoto, ensaios de compactação, ensaios de permeabilidade e de coluna com corpos reconstituídos. Os resultados sugerem que o solo em questão não é uma boa barreira para os poluentes investigados.

Download aqui.