Dissertações de Mestrado 2015 – EUZÉBIO BERNABÉ ZANELATO

Resumo
A construção civil é um dos pilares da economia brasileira, pois além da geração de empregos diretos, impulsiona um enorme contingente de indústrias produtoras de insumos. Entretanto, a construção civil ainda é um setor em que o desperdício de material chega a 90% em trabalhos com argamassa, segundo dados coletados pela Universidade Federal de Minas Gerais e outras 15 universidades em 12 estados. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo principal verificar a influência do chapisco na resistência de aderência à tração em paredes de blocos cerâmicos, cujos resultados indicaram a importância da execução do chapisco na obra. Para a realização dos ensaios foram construídas paredes com e sem aplicação de chapisco. Além disto, foram utilizados dois diferentes substratos, com superfície lisa e ranhurada. Os blocos cerâmicos utilizados no projeto foram provenientes de olarias do município de Campos dos Goytacazes. Para caracterização dos substratos foram realizados ensaios de absorção de água e determinação das características geométricas. Para confecção dos revestimentos em argamassa, foi utilizado o traço 1:1:6 (cimento:cal:areia seca) em massa, por ser um traço de uso recorrente em Campos dos Goytacazes. Foram também realizados ensaios de caracterização deste traço nos estados fresco e endurecido. Após a caracterização das argamassas, foram construídas paredes para a realização dos ensaios de resistência de aderência à tração para três diferentes tempos de cura (7, 14 e 28 dias). Por fim, estimou-se o quanto o chapisco influencia a resistência de aderência à tração dos revestimentos de argamassa para as duas ranhuras e os três tempos de cura adotados. Com os resultados obtidos, nos ensaios de resistência de aderência, pode-se concluir que o chapisco não aumenta a resistência de argamassas de alta retenção de água quando aplicados sobre substratos com baixa absorção de água, além disso, também foi observado que o chapisco provocou um considerável aumento de resistência da argamassa de alta retenção de água sobre um substrato com baixa absorção de água.

Dawnload aqui