Dissertações de Mestrado 2018 – PRYSCILA VINCO ANDREÃO

Resumo

A presente pesquisa estudou a viabilidade do emprego da cinza do bagaço da cana-de-açúcar (CBCA) com elevado teor de carbono em sistemas cimentícios após processos controlados de requeima e moagem. Inicialmente, uma CBCA residual foi coletada em uma refinaria de álcool e uma parte da amostra foi submetida à separação por fracionamento densimétrico para gerar cinzas com diferentes teores de quartzo. As CBCAs foram recalcinadas de maneira conjugada e com dois métodos distintos: (1) forno rotativo e mufla, ambos a 600 °C por 1 h e (2) forno piloto e forno mufla a 600 °C por 3 h. A cinza resultante da requeima conjugada (1) passou por um processo de moagem com classificação para um produto com tamanho médio de 10 μm e os produtos da queima (2) foram moídos em um moinho atritor. Após produção, todas as cinzas foram caracterizadas por meio de ensaios físicos e químicos. Um estudo de hidratação de pastas com diferentes teores de CBCA em substituição ao cimento foi realizado por meio de ensaios de termogravimetria, difratometria de raios X, calorimetria isotérmica, microscopia eletrônica de varredura e porosimetria por intrusão de mercúrio. Além disso, o desempenho da CBCA foi avaliado em ensaio de resistência à compressão axial de microconcretos. Os resultados mostraram que os procedimentos controlados de queima e moagem geraram cinzas com características típicas de materiais pozolânicos. A separação densimétrica promoveu a concentração de quartzo na cinza do fundo. As cinzas apresentaram atividade pozolânica, assim como elevada superfície específica e o desempenho foi inferior para a cinza contendo mais quartzo. A aplicação das cinzas em pastas promoveu redução no calor acumulado total e menor teor de portlandita foi quantificado nas pastas com a cinza. A presença da CBCA nas pastas promoveu refinamento dos poros maiores e aumento da resistência mecânica dos microconcretos, em especial, em idades avançadas. De modo geral, as cinzas se mostraram aptas a serem aplicadas como material cimentício suplementar.

Download aqui