Dissertações de Mestrado 2010 – MARCONI NEVES SAMPAIO
Resumo
Este trabalho visa o estudo experimental do efeito da alteração no comportamento mecânico de materiais de enrocamento, considerando as variações de deformabilidade e resistência provocadas pela alteração da rocha e pelas variações das características intrínsecas do enrocamento, tais como, litologia, granulometria, efeito de escala, umidade e as características das partículas. É considerado um programa experimental envolvendo dois tipos de litologia de rochas constituintes dos enrocamentos: das barragens de Manso, constituída de arenito e a barragem de Chapecó, constituída de basalto.
Para avaliar a alterabilidade do material foi elaborada uma metodologia comparando-se os parâmetros dos enrocamentos intactos, ou seja, não alterados e degradados no laboratório. Os materiais foram ensaiados no equipamento de grandes dimensões desenvolvido no Laboratório de Engenharia Civil da UENF, que possibilita a realização de ensaios de compressão unidimensional nas amostras simultaneamente ao processo de degradação.
Os resultados indicam que a granulometria, o teor de umidade, o tipo de rocha e a tensão axial influenciam significativamente na variação das deformações e da compressibilidade dos enrocamentos estudados.
O programa experimental desenvolvido mostrou-se satisfatório para a avaliação da compressibilidade do enrocamento da Barragem de Manso e de Chapecó devido a processos de degradação por ciclos de saturação e secagem.