Dissertações de Mestrado 2014 – RAYSSA LOPES MENDONÇA

Resumo

Nas últimas décadas, o desenvolvimento do país associado à necessidade de implantação de novos empreendimentos, levou a engenharia civil a estudar o emprego de diferentes materiais de construção nas obras de grande porte. Especialmente os enrocamentos em particular merecem destaque, tanto pelo amplo campo de aplicação quanto pelas suas características de comportamento. Nas barragens, particularmente, vem se observando o uso cada vez mais frequente de materiais rochosos demos competentes, como consequência da necessidade de evitar bota-foras.

Consequentemente, às deformações geradas pela oscilação do nível do reservatório ou variações de umidade que geram o colapso de enrocamentos, merece atenção. De fato no primeiro enchimento do reservatório ou em chuvas intensas durante a construção, pode-se notar grandes deformações por colapso do maciço de enrocamento. Variações do nível do reservatório associados a processos de alteração da rocha constituinte geram, também, processos de colapso, inferiores em magnitude ao colapso inicial, mais igualmente importantes. Neste sentido a presente pesquisa visa a avaliação dos efeitos do colapso no comportamento tensão vs. deformação de enrocamentos utilizado na construção da Barragem de Manso. Para isso foram realizados ensaios de compressão oedométrica, em corpos de prova de grandes dimensões, associados a ensaios de saturação e secagem, simulando os processos de variação de temperatura e umidade.

São apresentados e discutidos os resultados dos ensaios na condição seca, saturada, inicialmente seca com inundação intermediária e inicialmente seca e com ciclos de saturação e secagem intermediários. Como principal observação da pesquisa notou-se que o colapso primário, gerado na primeira inundação é da ordem de 30%. O colapso secundário, gerado por ciclo de saturação e secagem é da ordem de 50%.

Conclui-se que o colapso secundário é significativo e deve ser alvo de atenção em projetos de barragens de enrocamento.

Download aqui.