Dissertações de Mestrado 2012 – BRUNO BORGES FERREIRA
A grande maioria dos projetos de fundações vistos até hoje buscam sempre a utilização de fundações rasas ou profundas dependendo do tipo do terreno e da estrutura da obra. A associação entre diferentes tipos de fundações não tem sido muito utilizada, pois transferem de forma distinta a carga ao solo.
Entretanto, fatos como o uso de algumas estacas sob um radier, que podem melhorar o desempenho desta fundação quanto ao recalque ou mesmo capacidade de carga, bem como a consideração do contato do bloco com o solo em um grupo de estacas, chamaram a atenção de pesquisadores para as possíveis vantagens da associação de mais de um tipo de fundação para compor o elemento de fundação.
Todo o conhecimento adquirido, desde então, considerava somente o grupo de estacas transferindo a carga ao solo, e respondendo com a deformação (recalque) provocada pela carga. Assim, o interesse pelo estudo de fundações denominadas de “radier estaqueados” ou “sapatas estaqueadas” que vêm tendo um uso crescente nestas duas últimas décadas.