Dissertações de Mestrado 2019 – KESSIA DA SILVA CONCEIÇÃO

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa voltada ao estudo do comportamento mecânico da camada de lastro ferroviário reforçado, com foco principal na influência do reforço na camada, em relação ao módulo resiliente, e na influência do controle de parâmetros físicos do material. Foi desenvolvida uma metodologia para produção de agregados com forma controlada, além do desenvolvimento de um agregado sintético, cujas características físicas se assemelham a de um agregado natural. No estudo experimental em laboratório avaliou-se as características físicas de ambos materiais, através dos ensaios de caracterização, a fim de avaliar o comportamento e parâmetros de aceitabilidade dos materiais como materiais de lastro. Como reforço para camada de lastro, foi desenvolvida uma geogrelha de tamanhão reduzido, a partir de uma geogrelha real, onde parâmetros como, deformação e resistência, foram controlados. Os ensaios triaxiais cíclicos foram realizados em escala reduzida (100 x 200 mm) a fim de determinar a influência dos principais parâmetros que afetam o comportamento da camada. Os resultados obtidos se mostraram satisfatórios, sendo possível observar que influência do reforço na camada de lastro foi benéfico. Observou-se também a influência do controle dos parâmetros físicos dos materiais, como forma e resistência, na rigidez da camada, quando comparado com resultados obtidos na bibliografia. Além disso, para efeito de trabalhos, em nível de pesquisa, é possível o uso desse material sintético como material de lastro.

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