Teses de Doutorado 2016 – José Luiz Ernandes Dias Filho

Resumo

Este trabalho apresenta uma avaliação do comportamento geomecânico e de durabilidade de formas têxteis tubulares – FTT. As FTT são estruturas utilizadas em obras hidráulicas para proteção costeira e ribeirinhas. São constituídas normalmente por geotêxteis tecidos e costurados, transversalmente e longitudinalmente, com formato de um tubo.
São considerados quatro geotêxteis tecidos constituintes do FTT: dois laminetes de polipropileno e dois multifilamentos de poliéster.
É proposta uma metodologia de estudo onde é feita a avaliação das variações do comportamento mecânico devido aos processos degradação do material, naturalmente no campo ou de forma acelerada no laboratório. Os procedimentos de degradação acelerada no laboratório são por condensação e radiação ultravioleta e ciclos de saturação de secagem. A avaliação do comportamento mecânico é feita através dos ensaios de tração e punção direta ou com fluência. Fez-se ainda a caracterização das propriedades físicas e hidráulicas. Propõe-se um procedimento especial de laboratório onde o processo de degradação acelerada ocorre de forma simultânea à solicitação mecânica. Nesse caso faz-se a degradação por ciclos de saturação e secagem simultaneamente à tração ou punção dos geotêxteis.
Dos resultados nota-se que, de acordo com os materiais estudados, os polipropilenos foram menos susceptíveis a degradação em relação aos poliésteres, com perda de resistência variando entre 48 e 55% e, 73 e 98%, respectivamente. Por fim, trabalhou-se com a avaliação a sinergia entre ensaios de degradação, fluência e confinamento, a fim de se avaliar a durabilidade dos geotêxteis tecidos.
Pôde-se concluir que a metodologia para análise da durabilidade mostrou ser uma ferramenta importante para previsão do comportamento a longo prazo desses materiais. Os procedimentos utilizados de fluência, degradação no campo e no laboratório, degradação acelerada simultânea à solicitação mecânica e sinergia apresentaram resultados de durabilidade similares e indicaram que, dos materiais estudados, os polipropilenos como a melhor escolha como FTT.

Download aqui.