Perguntas Frequentes

  • Quais são as principais funções do setor de serviço social da UENF em relação aos estudantes?
    Resposta: O setor de serviço social da UENF desempenha um papel fundamental ao promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para os estudantes. Nossa equipe oferece suporte socioemocional, orientação sobre benefícios e políticas afirmativas e auxilia os alunos em situações de vulnerabilidade.
  • Como o serviço social da UENF auxilia os alunos cotistas no processo de matrícula?
    Resposta: O serviço social auxilia os alunos cotistas na matrícula, no processo de avaliação socioeconômica, vale ressaltar que todos os alunos que entram por cota, ganham um Auxilio Permanência.
  • Quais são as políticas afirmativas implementadas pela UENF, e como elas afetam diretamente a vida dos estudantes?
    Resposta: As políticas afirmativas, como cotas, auxílios e bolsas, visam promover a equidade. Elas
    oferecem oportunidades iguais para diferentes grupos, incentivando a diversidade e a educação inclusiva. Isso cria um ambiente acadêmico enriquecedor.
  • Quem tem direito as cotas na UENF?
    Resposta: Negros, Indígenas, Quilombolas, alunos oriundos de ensino médio da rede pública, seja municipal, estadual ou federal. Estudantes com deficiência e filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão de serviço, desde que sejam carente, entendendo por carente quem possui renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo tendo como referência o salário mínimo vigente.
  • Quem é considerado estudante em vulnerabilidade social?
    Resposta: Entende-se por situação de vulnerabilidade socioeconômica aqueles estudantes, que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo tendo como referência o salário mínimo vigente. A análise poderá considerar também outras questões como problemas de saúde, questões familiares etc.
  • Como são feitas as análises socioeconômicas?
    Resposta: A seleção é realizada pelas assistentes sociais da Universidade mediante entrevista e análise documental comprobatória considerando os aspectos socioeconômicos dos estudantes inscritos.