Campos dos Goytacazes (RJ), sábado, 12 de novembro de 2011. Nº 3.006
UENF lança curso de Administração Pública
Carreira já é opção para quem fez Enem em 2011 e quer UENF em 2012

A UENF acaba de criar o curso de graduação em Administração Pública, que já será uma opção para quem fez o Enem em 2011 e pretende ingressar na Universidade no primeiro semestre de 2012. Inspirado em experiências bem sucedidas como a antiga Escola Brasileira de Administração Pública, da Fundação Getúlio Vargas, o novo curso da UENF pretende preparar quadros qualificados para a administração pública nos âmbitos federal, dos estados e sobretudo dos municípios.
Novos professores foram especialmente contratados mediante concursos públicos para estruturar o curso. Ao lado de docentes que já atuavam na instituição, eles integram a equipe do recém-instituído Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP), no Centro de Ciências do Homem (CCH). O LGPP/UENF será a base para o desenvolvimento do curso. Além da antiga Escola Brasileira de Administração Pública, a iniciativa da UENF se espelha na experiência da atual Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais.
Segundo o professor Sergio de Azevedo, um dos idealizadores do projeto, o novo curso tem como objetivo formar profissionais para preencher altos quadros administrativos nas organizações brasileiras. A tônica da formação recai sobre as ênfases quantitativa e sistêmica em Administração Geral e concentração em Administração Pública. Como afirma o professor Sergio, a nova graduação da UENF visa preparar quadros para a administração pública nos âmbitos federal, dos estados e sobretudo dos municípios.
– O curso tem um quadro de professores com doutorado em diversas áreas e se inspira em modelos de sucesso. A proposta, além de formação técnica de alto nível, é fornecer conhecimento teórico consistente que permita ao egresso trabalhar em diferentes contextos sociais e institucionais de forma criativa e eficaz – explica Sergio de Azevedo.
Outras opções – Todos os cursos de graduação presenciais da UENF estão incluídos no Sisu, o sistema que utiliza as provas do Enem como vestibular nacionalizado. Quem fez as provas e quer ingressar numa das universidades públicas participantes deverá acessar o sítio do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) em janeiro. Pela internet, o candidato vai consultar as opções de universidades e cursos e registrar sua candidatura com base nas notas que teve no Enem.
Ao todo, a UENF oferece as seguintes carreiras no Sisu: Administração Pública, Agronomia, Biologia (licenciatura), Ciência da Computação, Pedagogia (licenciatura), Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica, Física (licenciatura), Matemática (licenciatura), Medicina Veterinária, Química (licenciatura) e Zootecnia.
UENF na mobilização pelos royalties
Membros da comunidade da UENF estiveram entre os 150 mil cidadãos presentes ao ato cívico em defesa dos direitos dos estados e municípios produtores aos royalties do petróleo, realizado nesta quinta, 10/11, no Centro do Rio de Janeiro. Um ônibus partiu do campus Leonel Brizola por volta das 10h30 e chegou ao local do evento às 15h.
A ‘Caminhada contra a injustiça em defesa do Rio’ começou na Candelária (palco de atos públicos históricos, como a Campanha das Diretas Já, na década de 1980) e seguiu até a Cinelândia. O ato teve a participação de autoridades e personalidades. A atriz Fernanda Montenegro leu manifesto em defesa do Rio.
UENF reúne especialistas para discutir aquíferos da Bacia de Campos
Quase todos os olhares se voltam para o petróleo, mas a porção terrestre da Bacia de Campos também guarda uma riqueza preciosa: águas subterrâneas. Para discutir o potencial hídrico subterrâneo da Bacia de Campos, a UENF sedia dois eventos na próxima semana. Na próxima quinta, 17/11, a partir das 13h30, no Anfiteatro I do Centro de Convenções, o seminário “Águas subterrâneas no Estado do Rio de Janeiro” reúne especialistas da UENF, UFF, Universidade Rural, Departamento de Recursos Minerais (DRM) e Cedae. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, Núcleo Rio de Janeiro, com apoio da UENF e UFRJ.
Confira a programação do Seminário Águas Subterrâneas no Estado do Rio de Janeiro.
No dia 18/11/11, no mesmo local, a partir das 08h , haverá o II Workshop do Projeto Emborê (Avaliação Hidrogeológica da Formação Emborê na Porção Emersa da Bacia Sedimentar de Campos ). O projeto constitui uma parceria entre a UENF, UFRJ e Petrobras dentro das Redes Temáticas da Agencia Nacional do Petróleo, no segmento de
Petróleo e Gás natural, e conta com a cooperação de instituições como o Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ) e UFF.
Confira a programação do II Workshop do Projeto Emborê.
Segundo a professora Maria da Glória Alves, do Laboratório de Engenharia Civil da UENF, os eventos são abertos à participação do público.
— Vamos discutir temas de alta relevância para o desenvolvimento da região, que vem crescendo de forma desordenada. Será abordado ainda o abastecimento das indústrias, da agricultura e da própria população, que precisa ser feito de forma sustentável — diz Maria da Glória
Complexo do Açu em debate

A mesa-redonda “A UENF e o momento de transformação regional: Complexo do Açu” encerrou, na manhã desta sexta, 11/11, a III Semana Acadêmica Unificada da UENF, iniciada segunda-feira, 07/11. Após a mesa-redonda, foi realizada a cerimônia de premiação dos quatro melhores trabalhos apresentados na sessão de painéis do Evento Unificado das Licenciaturas, realizado na última quarta.
A mesa-redonda foi mediada pelo vice-reitor da UENF, Édson Correa, e teve a participação dos professores Alcimar das Chagas Ribeiro (assessor da Pró-Reitoria de Extensão), Hamilton Garcia (Coordenador de Extensão do Centro de Ciências do Homem-CCH da UENF) e Almy Junior (presidente da Fenorte).
Segundo os participantes da mesa, a UENF e as demais instituições de ensino superior que atuam na região têm um papel fundamental no contexto da implantação do Complexo do Açu. Para Almy, é importante que as instituições estejam continuamente formando recursos humanos qualificados para atuar no novo empreendimento.
— O único lugar onde se pode discutir de que forma compatibilizar o interesse da indústria e o desenvolvimento social é a universidade, porque, de uma forma geral, não há interesse em se discutir essas questões — disse Hamilton.
Alcimar fez uma abordagem histórica do município de São João da Barra, lembrando que o município já teve um primeiro ciclo portuário, de 1740 a 1880. Segundo Alcimar, o porto escoava a produção regional e também do Espírito Santo e Minas Gerais, sendo o principal escoamento para Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Santos.
— Mas como tantos outros ciclos, acabou se esgotando com a abolição da escravatura e a chegada da rede ferroviária. Os empresários foram todos embora, e o município entrou em decadência — disse, lembrando que o ciclo atual difere basicamente do primeiro pelo fato de não atender mais à necessidade de escoamento local, mas de todo o país.
Segundo Alcimar, os investimentos feitos no Porto não geraram, até agora, o número de empregos divulgado, nem nenhuma mudança substancial na economia. É necessário, segundo ele, que sejam implementadas políticas públicas para que a região, ao invés de ser beneficiada, não venha a ser prejudicada.
Comitiva da Universidade do MT visita UENF

Os professores Willian Krause e Leonarda Grillo Neves, ex-alunos da UENF e hoje docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), estiveram na UENF nesta sexta, 11/11, tratando da associação temporária entre as duas universidades. Com a participação do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF, a Unemat está implantando seu curso de mestrado na mesma área. O curso será o primeiro das regiões Centro-Oeste ou Norte do país.
Depois de se reunirem com os professores Messias Gonzaga Pereira, Rosana Rodrigues, Alexandre Pio Viana e outros da UENF, eles estiveram na Reitoria. O grupo do CCTA/UENF e da Unemat foi recebido pelo vice-reitor, Edson Correa da Silva; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antônio Teixeira do Amaral Junior; pelo chefe de Gabinete, Antônio Constantino de Campos; e pelo diretor de Projetos, Ronaldo Paranhos.
Outras informações sobre a associação temporária UENF/Unemat no Informativo da UENF de 01/11/11.
Ex-prefeito, ex-deputado… sempre professor

Alunos da Licenciatura em Matemática da UENF homenagearam nesta sexta, 11/11, o ex-sindicalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Niterói e professor aposentado Godofredo Pinto. Professor aposentado da UFF, Godofredo teve participação na criação da UENF à época em que era deputado estadual. Foi ele quem alertou o professor Mário Lopes, que na ocasião liderava o movimento popular pró-UENF, quanto à oportunidade da proposta de emenda popular à Constituinte Estadual de 1989. A homenagem ocorreu no último dia da VII Semana Acadêmica da Matemática (SACAMAT), que integrou a programação da Semana Acadêmica Unificada da UENF.
Godofredo disse que a condição de homem público propicia muitas homenagens, todas bem-vindas, mas se declarou particularmente sensibilizado com o reconhecimento conferido pela UENF. O ex-prefeito disse que o que mais o orgulha em sua trajetória é a militância sindical junto aos professores e a atuação em sala de aula.
– Como um ator ao pisar o palco, eu me realizo com o chão de sala de aula. É uma questão de vocação -, disse Godofredo, lembrando que contrariou as expectativas do pai ao optar pela carreira do magistério em vez da Engenharia Química. Antes da homenagem, Godofredo foi recebido pelo vice-reitor Edson Corrêa da Silva e auxiliares.
Mãe natureza

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiários de Jornalismo: Mário Sérgio de Souza Pinto Júnior e Rafaella Freitas
E-mail: uenf@uenf