01/11/13

Ascom Informa

Campos dos Goytacazes, 1º de novembro de 2013

Participação dos estudantes na Semana Acadêmica

Por conta da V Semana Acadêmica da UENF, que acontece na próxima semana, no período de 04 a 08/11, a pró-reitora de Graduação, Ana Beatriz Garcia, orienta os professores para que não apliquem falta para os estudantes participantes do evento. Ela sugere que as atividades da Semana sejam aproveitadas como produções didáticas nas diversas disciplinas. A Pró-reitoria solicita ainda que não sejam aplicadas provas ou outras atividades avaliativas no período.

A cerimônia de abertura da Semana Acadêmica ocorre nesta segunda, 04/11, às 17h, no Centro de Convenções. Veja mais informações aqui.

Entrega das bicicletas estudantis a partir desta segunda, 04/11

Durante a cerimônia de abertura da V Semana Acadêmica, nesta segunda, 04/11, às 17h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, fará a entrega oficial de bicicletas estudantis aos representantes do corpo discente da UENF. As bicicletas foram adquiridas com verba do MEC, por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil para Universidades Estaduais/ Pnaest, coordenado pela PROGRAD. A UENF foi contemplada em virtude da adesão ao SISu.

A PROGRAD informa que todos os alunos cadastrados para receber as bicicletas poderão retirá-las no período de 05 a 08/11/13, no P10, atrás do prédio do CCTA, das 14 às 17h, munidos da cópia da carteira de identidade.

Religiões afro-brasileiras em debate na UENF

Convite_NEABI-06-11-2013“Religiões afro-brasileiras, enfrentamentos e resistência perante o preconceito”. Este é o tema do próximo encontro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI, que será realizado nesta quarta-feira, 06/11, às 14h, na sala 114 do Centro de Ciências do Homem (CCH).  A reunião será coordenada por Leonardo Vieira Filho (estudante, pesquisador do curso de Ciências Sociais da UENF) e por D. Noinha (jongueira e membro do NEABI), tendo como moderadora a professora Lilian Sagio (LEEA/CCH), coordenadora de Acervo do Núcleo.

— É necessário levar esta temática para o grupo de estudos e demais interessados, considerando os preconceitos e as discriminações direcionadas à prática destas religiões afro-brasileiras, não somente no município de Campos dos Goytacazes, mas em outras regiões do Brasil — afirma a coordenadora do NEABI, professora Maria Clareth Gonçalves Reis (LEEL/CCH).

Na ocasião, será feita uma homenagem simbólica a Vilma Santos de Oliveira, conhecida como dona Vilma ou Yá Mukumby, que foi assassinada juntamente com sua mãe, dona Aliel, e sua neta Olivia, de 10 anos, no último dia 03/08. Os crimes foram considerados pelo Ministério Público de Londrina/PR como um ato de intolerância religiosa, graças às mobilizações do Movimento Negro em defesa da liberdade de expressão religiosa.

— Consideramos esse assassinato brutal e manifestamos nosso repúdio a todas as ações que desrespeitam a opção religiosa que cada pessoa tem o direito de fazer. Por isso, achamos importante trazer esse debate para o público em geral, considerando ainda que a cultura afro-brasileira no município de Campos dos Goytacazes tem grande influência — diz Clareth.

Dentre as questões que deverão ser levantadas durante o encontro pelo pesquisador Leonardo Vieira estão: como falar de uma cultura afro-brasileira sem falar em religião? Quais são as políticas públicas de preservação do acervo histórico-religioso das religiões afro-brasileiras? Onde estão os terreiros desse chamado “povo de santo”? Quais as suas percepções quanto aos conflitos religiosos locais?

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br