8/11/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 08 de novembro de 2013 – Nº 3.203

Agricultoras empreendedoras

Cooperativa formada por mulheres assentadas vai participar de feira da agricultura familiar em Brasília

cooperativaA Cooperativa das Mulheres Agricultoras Empreendedoras, criada através do projeto de extensão da UENF Unidade Demonstrativa de Sistemas de Produção Agropecuária Sustentável (UDSIPAS), vai representar o Estado do Rio de Janeiro na IX Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (IX Fenafra), que será realizada em Brasília, de 19 a 23/03/14.

O convite partiu da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA/RJ), depois que a Cooperativa foi tema de reportagem publicada em 16/10/13 no programa “Globo Rural”, da TV Globo. Segundo o coordenador da UDSIPAS, professor Luis Humberto Castillo Estrada, cinco mulheres da Cooperativa participarão do evento, com todas as despesas pagas.

A Cooperativa é formada por 100 agricultoras de 10 assentamentos da região e tem por objetivo contribuir para a melhoria da renda familiar dos assentados. A iniciativa partiu das próprias agricultoras, a partir da realização dos cursos de gastronomia e empreendedorismo oferecidos pela UENF. A Cooperativa produz diariamente cerca de 90 quentinhas, que são entregues em domicílio. Cada quentinha custa R$ 7,00, com direito a suco e sobremesa.

As refeições são confeccionadas com produtos cultivados pelas próprias agricultoras nas hortas dos assentamentos. Segundo Castillo, a ideia é oferecer alimentos mais nutritivos e saborosos com preço justo. Além da venda de quentinhas, o projeto também prevê a construção de restaurantes espalhados pela cidade e pelos assentamentos.

— Nesses restaurantes, todos os produtos serão feitos sem o uso de agrotóxicos. Esse é o apelo comercial e pilar fundamental da produção destas quentinhas: alimentos mais  saudáveis e com sabor da roça — conta.

Ainda de acordo com o coordenador, por enquanto a Cooperativa está funcionando em um espaço no Parque Aurora, mas a sede da cozinha será no Assentamento Josué de Castro, localizado em Morro do Coco, na Estrada Seis Marias. Para dar início ao trabalho neste local, o grupo ainda depende de parcerias com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e governo municipal.

— O trabalho vem crescendo a cada dia, e a tendência é aumentar à medida que as empreendedoras forem se organizando e se estruturando melhor — afirma o professor, acrescentando que a iniciativa tem se irradiado para outros assentamentos de Campos, que já pensam em seguir o mesmo caminho. Com isso, a produção básica de legumes e hortifrutigranjeiros tem agregado maior valor.

As quentinhas podem ser solicitadas pelos telefones (22) 98902308 e (22) 97511878 (operadora Vivo). Devido ao grande volume de novas entregas, as agriculturas familiares sugerem para garantir sua deliciosa quentinha ligar até as 10h.

UENF recebe secretário de Educação

risolia
Wilson Risolia

A UENF recebeu na última quarta-feira, 06/11/13, o secretário de estado de Educação, Wilson Risolia. Ele participou do III Encontro das Licenciaturas, ministrando a palestra “Educação e desenvolvimento: os caminhos da educação básica no Brasil e no Rio de Janeiro”. A palestra aconteceu no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, da UENF, onde foi realizada a V Semana Acadêmica da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

A V Semana Acadêmica é uma organização dos próprios estudantes, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação e coordenação dos cursos. A Semana contém uma programação geral (válida para todos os cursos) e programas específicos de cada carreira.

Na quinta, 08/11, a programação do Núcleo Comum começou às 17h, com a mesa-redonda “O programa de Monitoria na UENF”, tendo como moderador o professor Geraldo Gravina (presidente da Comissão de Monitoria da UENF) e como debatedores os professores Geraldo Timóteo (CCH), Ana Bárbara Freitas (CCTA), Cristina Maria Magalhães (CBB) e  Angel Coca (CCT). Em seguida houve a solenidade de encerramento da programação comum.

Lançamento do livro Vozes Femininas do Império

ConviteVozesFemininas (1)Será lançado nesta quarta-feira, 13/11, o livro Vozes femininas do Império e da República, da Editora Quartet-Faperj. O livro traz artigos das professoras Yolanda Lobo — que também é uma das organizadoras — e Marinete dos Santos Silva (ambas do Centro de Ciências do Homem da UENF) e ainda da doutoranda Elaine Tardim, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF. O lançamento será na Livraria República (Uerj), no Rio de Janeiro, a partir das 17h.

A obra se divide em três seções: “Caminhos Pedagógicos”, com seis textos; “Caminhos Libertários”, com cinco contribuições; e o “Caminhos Latino-americanos”, com duas pesquisas de autoras do México e do Peru. A  professora Marinete participa da seção “Caminhos Libertários”, com o artigo “Costureira, artista, prostituta ou cidadã? As francesas no espaço público carioca no século XIX e suas vozes dissonantes. Os artigos “Entre um fio de veludo ou de retroz: narrativas de ex-alunas da Escola Doméstica de Natal”, de Yolanda, e  “Militares brasileiras do século XXI: o legado de Maria Quitéria?”, de Elaine, integram na seção “Caminhos Pedagógicos”.

O livro traz ainda artigos de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidad de San Martín de Porres, University of Birmingham e El Colegio de San Luis AC, México. Segundo as organizadoras, a obra se inspira nos estudos realizados em conjunto pelas autoras, visando retratar o espaço feminino na construção das identidades luso-brasileiras durante os períodos do Império e da República.

 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br