28/11/11

Campos dos Goytacazes, segunda, 28 de novembro de 2011 – Nº 3.012

UENF terá Agência de Inovação

Paranhos: 'Hora de desbravar a inovação'
Paranhos: 'Hora de desbravar a inovação'

A UENF acaba de aprovar no Conselho Universitário a criação da sua Agência de Inovação. A nova instância, que assume e amplia as atribuições da atual Diretoria de Projetos, nasce com três missões primordiais: (1) atuar como proponente e gestor da política de inovação da UENF; (2) reforçar as relações universidade-empresa, atuando na transferência de tecnologia para o setor produtivo; e (3) cuidar da propriedade intelectual de tudo o que é produzido na UENF, incluindo desde pedidos de patente até registros de softwares, cultivares, marcas e obras literárias.

A Agência de Inovação da UENF terá duas gerências e uma assessoria. A Gerência de Projetos vai se dedicar à área de convênios, enquanto a Gerência de Patentes e Transferência de Tecnologia vai cuidar da propriedade intelectual. A Assessoria para Incubadora de Empresas e Parque Tecnológico será voltada para a participação da UENF em empreendimentos como o da incubadora tecnológica TEC Campos.

– Praticamente todas as universidades estão trabalhando a questão da inovação nos últimos anos, especialmente depois que o governo federal associou a inovação à ciência e tecnologia – avalia Ronaldo Paranhos, diretor de Projetos da UENF.

Paranhos lembra que a UENF já tem 31 patentes depositadas, além de dois softwares e duas marcas registradas. A Incubadora TEC Campos, da qual a UENF é uma das consorciadas e fundadoras, abriga hoje 45 empreendimentos. São 28 pré-incubadas, 13 incubadas e quatro empresas associadas – negócios já constituídos que pretendem inserir inovação em seus processos.

Duas empresas foram graduadas em junho deste ano, quando se desligaram da Incubadora e se inseriram no mercado. Uma é do ramo de publicidade, outra do setor de petróleo.

A implantação da Agência de Inovação da UENF deve se dar assim que o texto aprovado no Conselho Universitário passe pela Assessoria Jurídica e seja publicado no diário Oficial.

Primeiro passo: criar ‘agenda de inovação’

Uma das tarefas da Agência de Inovação da UENF é instaurar e fomentar uma cultura de inovação no próprio ambiente acadêmico. Para começar a encarar o desafio, Ronaldo Paranhos pretende elaborar uma ‘agenda de inovação’ para 2012. Serão seminários, palestras e outros eventos, preferencialmente organizados em parceria com outras instituições.

O parâmetro para desenhar a empreitada é a experiência da incubadora TEC Campos, constituída em 2006 através da associação entre UENF, IFF (então Cefet Campos) e um conjunto de outras instituições: Acic, Censanet, Fenorte, Fundenor, Prefeitura de Campos, Pró-IFF (antiga Fundação Cefet Campos), Sebrae e Sistema Firjan. Para Paranhos, o desafio na região e no país tem que ser enfrentado através da articulação entre meio acadêmico, setor produtivo e instâncias de governo.

– A hora é de desbravar a inovação, transferir as tecnologias que temos, fortalecer a incubação e estabelecer a cultura da inovação. Com estas frentes consolidadas, poderemos, no futuro, pensar num parque tecnológico. Que não será da UENF, mas da região – avalia.

Outras decisões – O Conselho Universitário da UENF também aprovou em sua última reunião a criação da Escola de Extensão, da Diretoria de Comunicação e Informação e do curso de Filosofia. Em breve mais informações sobre estes temas.

Extensão da UENF pode testar tecnologia suíça

Alcimar e Nagipe (à esquerda) e Castillo (segundo da direita para a esquerda) com os pesquisadores suíçosO pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UENF, Paulo Nagipe, esteve em Salvador (BA), neste fim de semana (26 e 27/11), para um encontro com pesquisadores suíços e empresários baianos e fluminenses. Em pauta, a apresentação de uma tecnologia suíça aplicável a vários setores de atividade e que pode vir a ser testada por projetos de extensão da UENF.

Nagipe, que tomou conhecimento da tecnologia durante o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, realizado de 08 a 11/11, em Porto Alegre (RS), esteve acompanhado dos professores Alcimar das Chagas Ribeiro e Luis Humberto Castillo Estrada. Alcimar é assessor da Pró-Reitoria de Extensão, enquanto Castillo coordena a área de Extensão no CCTA/UENF. A comitiva de empresários, pesquisadores suíços e representantes da UENF se reuniu em um resort de Salvador e depois fez visitou uma unidade fabril onde a tecnologia está sendo aplicada.

Uma das possibilidades abertas pelo encontro é a utilização de máquinas produzidas com base na tecnologia suíça na Unidade Demonstrativa de Sistemas Integrados de Produção Agroecológica Sustentável mantida pela UENF no distrito campista de Morro do Coco. A tecnologia tem aplicações nos setores de agropecuária, saúde, metal-mecânico, eletromecânico, dentre outros.

Arte na Escola apresenta comunicações orais

O Polo Regional Arte na Escola – UENF apresentou nesta última sexta-feira, 25/11, três  comunicações orais no I Encontro das Licenciaturas e do PIBID/Isepam/Faetec/RJ, cujo tema foi ‘A formação e a atuação de professores na contemporaneidade: um debate necessário’.  As comunicações foram apresentadas pela equipe e relatam algumas ações de Educação Continuada realizadas pelo Polo nos últimos anos, além de um trabalho de conclusão de curso de uma bolsista, orientada pela coordenadora pedagógica do Polo, Danuza da Cunha Rangel.

Confira abaixo os títulos das comunicações:

‘Uma nova abordagem metodológica da livre expressão no ensino da arte: o relato de uma experiência’- Amanda Cristina Figueira Bastos (Fafic), Danuza da Cunha Rangel (orientadora/Fafic);

“Os grupos de estudos na formação continuada do arte-educador’,  Amanda Cristina Figueira Bastos (UENF), Carlim da Silva Paravidino (UENF), Lúcia Maria Pontes (UENF) / Danuza da Cunha Rangel (orientadora/UENF);

‘ Oficinas da midiateca do Polo Regional Arte na Escola-UENF’, Lúcia Maria Pontes (UENF), Carlim Paravidino (UENF), Vera Lucia Pletitsch (orientadora/UENF).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Estagiários de Jornalismo: Rafaella Dutra e Mário Sérgio de Souza Pinto Junior
E-mail: uenf@uenf.br