Extensão da UENF pode testar tecnologia suíça

Alcimar e Nagipe (à esquerda) e Castillo (segundo da direita para a esquerda) com os pesquisadores suíçosO pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UENF, Paulo Nagipe, esteve em Salvador (BA), neste fim de semana (26 e 27/11/11), para um encontro com pesquisadores suíços e empresários baianos e fluminenses. Em pauta, a apresentação de uma tecnologia suíça aplicável a vários setores de atividade e que pode vir a ser testada por projetos de extensão da UENF.

Nagipe, que tomou conhecimento da tecnologia durante o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, realizado de 08 a 11/11, em Porto Alegre (RS), esteve acompanhado dos professores Alcimar das Chagas Ribeiro e Luis Humberto Castillo Estrada. Alcimar é assessor da Pró-Reitoria de Extensão, enquanto Castillo coordena a área de Extensão no CCTA/UENF. A comitiva de empresários, pesquisadores suíços e representantes da UENF se reuniu em um resort de Salvador e depois fez visitou uma unidade fabril onde a tecnologia está sendo aplicada.

Uma das possibilidades abertas pelo encontro é a utilização de máquinas produzidas com base na tecnologia suíça na Unidade Demonstrativa de Sistemas Integrados de Produção Agroecológica Sustentável mantida pela UENF no distrito campista de Morro do Coco. A tecnologia tem aplicações nos setores de agropecuária, saúde, metal-mecânico, eletromecânico, dentre outros.