Campos dos Goytacazes, quarta, 07 de dezembro de 2011 – Nº 3.014
Parceria escola-universidade

Foi inaugurado nesta terça, 06/12, no início da tarde, o laboratório didático para ensino de ciências do Colégio Estadual Sylvio Bastos Tavares, no Parque Rosário, em Campos. O espaço foi adaptado e equipado com recursos de projeto da UENF financiado pela Faperj. Pelo menos quatro outras escolas contam com iniciativas semelhantes: Colégio Estadual Benta Pereira, Ciep Nilo Peçanha, Colégio Dom Otaviano de Abuquerque e Escola Municipal José do Patrocínio.
Funcionando efetivamente há cerca de seis meses, o laboratório tem sido utilizado por cerca de 150 alunos da escola. A maioria é de turmas do professor Gustavo Glória Viana, que coordena o uso do Laboratório Didático e vem disseminando as vantagens das aulas práticas junto aos demais professores do Colégio. Também a professora Adriana Alves Martins, que durante o dia atua como técnica de laboratório na UENF e à noite leciona nas turmas do curso noturno da escola, está engajada no processo. O projeto tem a coordenação do professor Renato Augusto DaMatta, do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT) da Universidade.
– Temos espaços como este em outras escolas e queremos que os professores utilizem a estrutura com seus alunos. No início parece que dá mais trabalho, mas depois que pega o jeito tudo fica fácil, e os alunos aprendem mais – disse DaMatta, no momento da inauguração.
A diretora Geral do Colégio, Waleska Murad Gomes Ferreira, explicou que dificilmente a escola conseguiria equipar um laboratório do tipo sem a participação da UENF. É que os recursos são consumidos em necessidades imediatas, quase sempre maiores do que a disponibilidade financeira. A coordenadora Pedagógica Fabiana Miranda de Alvarenga também esteve na inauguração, assim como a professora da UENF Nadir Francisca Sant’Anna, que representou a área de Extensão do CBB e a Pró-Reitoria de Extensão.
Para a aluna Karine Chagas Silva, 19 anos, as aulas práticas realmente ajudam no aprendizado. Ela está no segundo ano do ensino médio e pretende cursar Medicina Veterinária na UENF. Também Paula Janaina dos Santos Silva, 18 anos, diz que está aprendendo mais desde que passou a ter aulas no laboratório. Paula ainda não escolheu a carreira, mas também quer estudar na UENF.
Outras escolas – A professora Antonia Elenir Amâncio de Oliveira, do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF, coordena projeto de laboratório de ciências no Ciep Nilo Peçanha, no bairro da Lapa, assim como o professor Arnoldo Façanha, que coordena projeto em linha similar no Colégio Dom Otaviano de Abuquerque, no bairro Ururaí. Já Maria Eugênia Ferreira Totti, docente do Centro de Ciências do Homem, coordena projeto semelhante na Escola Municipal José do Patrocínio, no bairro da Penha. No Colégio Estadual Benta Pereira, em Guarus, o projeto é coordenado pelo próprio Renato DaMatta e conta com a participação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência).
Festival de Economia Solidária nesta quinta

Começa nesta quinta, 08/12, e se estende até sábado, 10, no Palácio da Cultura, em Campos, das 14h às 22h, o II Festival de Economia Solidária. O evento é organizado pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP), da PROEX/UENF, Fórum de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes, Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Fundação Zumbi dos Palmares.
O Festival contempla Comercialização (Rede de Economia Solidária com 25 grupos autogestionários ligados ao Fórum Local de Economia Solidária), Cozinhas Quilombé (inserção dos Quilombos do Imbé), Atividades Culturais (dança, canto, teatro, cinema, outros) e Exposição dos trabalhos da Fundação Cultural Oswaldo Lima “Arte Ofício”. Veja a programação.
Danças acrobáticas – Uma das atrações do cardápio de apresentações culturais é o grupo de danças acrobáticas ‘Estrela do Amanhã’, que vai se apresentar nos três dias do Festival. O ‘Estrela do Amanhã’ existe desde 1998 e surgiu de um projeto socioeducativo do Colégio Nossa Senhora do Auxiliadora (Censa). Hoje leva suas apresentações para fora da cidade de Campos é já é conhecido em todo o Brasil. O grupo já participou da abertura dos Jogos Panamericanos em 2007, no Rio de Janeiro, e representou o Brasil duas vezes no Gymnaestrada Mundial, o festival mais importante da Ginástica Geral. O grupo esteve em Portugal no ano 2003 e na Áustria em 2007.
Composto por 30 integrantes, o ‘Estrela do Amanhã’ apresenta trabalhos desenvolvidos de danças acrobáticas e artes circenses. Durante o Festival, cinco integrantes farão números aéreos, números com trapézio, lira, bambu chinês e alguns malabares.
– Acho muito interessante a proposta de divulgar um evento como este. Precisamos desenvolver esse tipo de trabalho em Campos. A economia solidária é um movimento muito bacana e merece ser divulgado – diz a coreógrafa e diretora do grupo, Dorinha Viana.
Conferência Livre de Campos nesta sexta, 09/12
Com o tema “Transparência, participação e responsabilidade”, será aberta nesta sexta, 09/1, às 18h, no Auditório Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF, a Conferência Livre de Campos (Consocial-Livre). O evento, que se estende até as 18h de sábado, tem por objetivo apresentar sugestões para o aperfeiçoamento da gestão pública e o aumento da participação da sociedade nos destinos de Campos.
Durante o evento serão debatidos temas como atuação dos conselhos municipais de direitos; orçamento municipal; transparência governamental e licitação pública; representação legislativa e organização social e redes virtuais; entre outros. O evento se estende até sábado, com início previsto para as 9h e término para as 18h. Segundo o professor Hamilton Garcia, do CCH/UENF, que atua na coordenação do evento, a Conferência surgiu da demanda de movimentos populares insatisfeitos com os resultados da 1ª Consocial de Campos.
A mesa de abertura contará com a presença de diversas instituições e organizações, além de representantes do poder público: OCSP, MPF, PMCG, CVCG, UENF, UFF e IFF. Antes, às 17h, haverá credenciamento e aprovação do regimento Geral. Após a abertura haverá palestra sobre o tema “Programa Cidades Sustentáveis”, com George Winnik, do Movimento Nossa São Paulo. No sábado, de 9h às 12h, haverá debate em grupos e, das 13h30 às 18h, será realizada a Plenária final.