Campos dos Goytacazes (RJ), segunda-feira, 07 de maio de 2012 – Nº 3.039
Prêmio para pesquisa da UENF

A pesquisa “Inovações tecnológicas para o desenvolvimento de coprodutos derivados dos resíduos das agroindústrias processadoras de maracujá”, coordenada pelo professor Éder Dutra de Resende, do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) do CCTA/UENF, foi uma das finalistas da 11ª edição do Prêmio Péter Murányi, que tem por objetivo reconhecer as pesquisas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte do globo terrestre, especialmente a brasileira. O foco da edição de 2011 foram os trabalhos voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico.
O projeto da UENF — que tem ainda a participação das pesquisadoras Eliana Monteiro Soares de Oliveira e Suelen Alvarenga Regis — recebeu Menção Honrosa, competindo com diversas instituições do Brasil e da América Latina. No total, participaram 115 instituições de pesquisa, sendo 15 de outros países da América Latina. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão composta por especialistas na área. Foram escolhidos três finalistas submetidos a um júri que indicou o vencedor por voto secreto. A solenidade para a entrega do prêmio ocorreu em 18/04, em São Paulo.
Além da pesquisa da UENF, outro trabalho, na área de biofortificação, da Embrapa, chegou à final do Prêmio Péter Murányi 2012. O vencedor desta edição foi uma linha de pesquisa em melhoramento genético da mandioca, do Instituto Agronômico de Campinas. Mais informações no site da Fundação Péter Murányi, promotora do evento.
Toxoplasma gondii em pesquisa de mestrado

Pesquisa sobre o protozoário causador da toxoplasmose — o Toxoplasma gondii — será apresentada em 31/05 pela mestranda Pollyana Maria de O. Pimentel, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia da UENF. A defesa de dissertação ocorre às 14h30, no Auditório do LMGV/CCTA. Intitulado “Investigação do Padrão de Expressão in situ de MMP-2, MMP-9 e de EMMPRIN na Fase Aguda da infecção Experimental Murina por Toxoplasma gondii”, o estudo tem a orientação da professora Andrea Cristina V. Arnholdt (LBR/CBB) e será examinado ainda pelos professores João Luiz Mendes Wanderley (UFRJ), Milton Masahiko Kanashiro (LBR/CBB) e Renato Augusto DaMatta (LBCT/CBB).
Fórum Local de Economia Solidária realiza I Bazar Campos EcoSol
O Fórum Local de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes realiza nesta sexta, 11/05, o ‘I Bazar Campos EcoSol – Economia Criativa para um comércio justo e solidário‘. Serão comercializadas roupas, sapatos e acessórios seminovos e com preços bem acessíveis. O evento será na Praça da República, atrás da Rodoviária Roberto Silveira, das 9h às 18h. A renda será revertida ao Fundo Solidário, criado para que os grupos ligados ao Fórum tenham recursos para participar de eventos em outros municípios e estados.
Muito mais que o consumo, o Fórum, através do I Bazar Campos EcoSol, que levar às ruas o conceito da Economia Solidária, que propõe o comércio justo e a reutilização de produtos. É o que ressalta a integrante da Secretaria Executiva do Fórum Local de Economia Solidária Rosane Ribeiro.
— A população de Campos e da região ainda não ouviu falar na Economia Solidária, então é chegada a hora. Em breve nós teremos o segundo, o terceiro e, ai sim, vamos ser conhecidos e reconhecidos pelas iniciativas inovadoras baseadas na sustentabilidade — disse.
Karla Barreto de Aguiar, que também faz parte da Secretaria Executiva do Fórum, lembra que haverá ainda a venda de artesanato e de doces e salgados típicos, somando 10 espaços, além da tenda para o Bazar, oportunidade para a exposição de produtos já comercializados e reconhecidos por sua qualidade em outros municípios.
— Esta é uma excelente oportunidade para que a população conheça e colabore com o artesanato local. A qualidade de nosso artesanato já é reconhecida. Temos 15 artesãos com peças sendo comercializadas num Quiosque da EcoSol, em Copacabana, em parceria com o Banco do Brasil, e a partir daí fomos incluídos no Circuito Carioca de Economia Solidária – disse Karla.
A ideia do Bazar surgiu durante plenária mensal do Fórum realizada em março deste ano, discutida entre seus pares e aprovada em plenário. Conforme Nilza Franco, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (ITEP/UENF), a partir deste Bazar novas ações se desencadearão para firmar esta nova política pública de economia solidária:
— Temos dois momentos importantíssimos. Um é a criação do Fundo Solidário da EcoSol em Campos dos Goytacazes. Depois, teremos uma série de ações que nos levarão à criação e manutenção do Fundo Solidário, uma prática de mutirão, de ajuda mútua entre um grupo de pessoas que se organizam em torno de um objetivo comum, como é o caso — explicou.
O Fórum existe há cerca de um ano e já conta com mais de 25 grupos autogestionários de artesãos. O I Bazar Campos EcoSol é uma realização do Fórum Local de Economia Solidária, juntamente com seus parceiros: a ITEP/UENF e a Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, da Secretaria de Serviços Públicos Municipais e da Guarda Civil Municipal.
Para mais informações, ligue para Rosane Ribeiro (Secretaria Executiva do Fórum Local de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes) – 8124-1526 / 9995-2243, Karla Barreto de Aguiar (Secretaria Executiva do Fórum Local de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes) – 9832-8603 e Talita Barros (jornalista) – 9276-4038.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
E-mail: notas@uenf.br