CONFICT sela cooperação internacional

As apresentações orais foram destaque no IV CONFICT, segundo os avaliadores externosFortalecendo uma cooperação que atravessa mudanças de gestão, a UENF, o IFF e a UFF promoveram, de 02 a 05/07, o IV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT). O Congresso, nucleado no Centro de Convenções da UENF, reuniu 488 trabalhos de estudantes das três instituições. Para os reitores da UENF e do IFF, Silvério de Paiva Freitas e Luiz Augusto Caldas Pereira, foi a primeira experiência de realização conjunta do evento.

O Congresso teve como tema central ‘Ciência e Tecnologia no caminho da cooperação internacional’, e ofereceu 22 minicursos com temas atuais no cenário científico e tecnológico, atraindo um total de 1.101 inscritos.  O evento também contou com mesa-redonda, palestras com pesquisadores atuantes no Brasil e no exterior e ainda com apresentações de trabalhos dos alunos de iniciação científica. Os participantes puderam se informar sobre os rumos da ciência no país e no mundo, podendo formar suas expectativas e conceber caminhos para suas trajetórias acadêmicas.

O IV CONFICT premiou alunos das três instituições que tiveram seus trabalhos destacados. A UENF teve 13 alunos premiadosem diferentes áreas, além de outros 13 que receberam menção honrosa pelos trabalhos apresentados.

– Os avaliadores gostaram muito das apresentações orais e elogiaram não apenas a qualidade dos trabalhos, mas também o envolvimento e o entusiasmo dos alunos – afirma Adriana Jardim de Almeida, coordenadora da Iniciação Científica na UENF.

O Coral da UENF, após a apresentação no encerramento do IV CONFICTAlém de ciência e tecnologia, a programação cultural também esteve presente no evento e incluiu números de dança, sessão de cinema e a apresentação do coral da UENF na cerimônia de encerramento.

O Congresso teve o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), Petrobras, ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e PRH-20 (Programa de Recursos Humanos ancorado em convênio entre o LENEP/UENF e a ANP), além do Horto Espaço Verde.

Rolar para cima