19/07/12

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 19 de julho de 2012 – Nº 3.058

Itaipu Binacional seleciona aluna da UENF

Thabata é a única universitária do Estado do Rio a participar de estágio de férias na empresa

Thabata Pessanha na Itaipu Binacional

A aluna do curso de graduação em Engenharia Civil da UENF Thabata Pessanha é a única representante do Estado do Rio de Janeiro dentre os 50 estudantes universitários selecionados para um estágio de férias na Itaipu Binacional, maior geradora de energia limpa do mundo, gerida pelos governos brasileiro e paraguaio. Thabata participou de um processo seletivo aberto para graduandos de todo o país e começou o estágio no início do mês.

Segundo o professor Guilherme Cordeiro, do Laboratório de Engenharia Civil da UENF (LECIV), o estágio em Itaipu é um dos mais interessantes por se tratar da maior obra já feita no país. Thabata conta que o seu trabalho consiste em acompanhar três setores de Engenharia Civil: Obras Civis, Segurança de Barragem e Laboratório de Concreto.

– No primeiro, visitamos as obras de ampliação da subestação do Paraguai e obras de manutenção. No setor de Segurança de Barragem, fazemos o acompanhamento da auscultação. E no Laboratório de Concreto fazemos o acompanhamento do controle tecnológico do concreto, que inclui analise térmica, química, física e mecânica – diz.

Como a UENF se encontra em período letivo, a dedicação de Thabata foi um dos fatores que contribuíram para a sua liberação para o estágio de férias. A aluna foi incluída em um sistema especial com carga horária reduzida para que pudesse ter tempo de se dedicar às tarefas do seu curso. Para Thabata, o esforço vale a pena.

– Além de contar no currículo que estagiei numa empresa Binacional e de ter um contato tão próximo com uma obra deste porte, há o engrandecimento pessoal, por estar trabalhando em uma empresa que é preocupada com gestão de pessoas e que faz um belíssimo trabalho de educação ambiental – afirma.

Thabata dentro da Itaipu, ao lado de um colega

Thabata fica em Itaipu até o dia 31 de julho e já tem nova viagem marcada. Seu trabalho de iniciação científica resultou em um artigo que será apresentado no Congresso Brasileiro do Concreto, a ser realizado em outubro, em Maceió. Trata-se da pesquisa coordenada pelo professor Guilherme Cordeiro que estuda a influência da substituição parcial de cimento Portland por cinzas agroindustriais nas propriedades de concreto.

– Thabata pesquisou como o emprego de cinzas do bagaço de cana e do capim elefante afeta os tempos de pega de misturas cimentícias. Em tecnologia do concreto, os tempos de pega são importantes para a definição das etapas de mistura, transporte, lançamento, adensamento e acabamento do concreto em uma obra – afirma Guilherme.

Dentre os 50 estudantes selecionados para o estágio na Itaipu Binacional, estão quatro de origem angolana que cursam universidades brasileiras e ainda um intercambista de Beirut.

Inscrições abertas para curso de teatro na UENF

Peça apresentada no aniversário da UENF, em 2011

Estão abertas até 10/08 as inscrições para a oficina do Teatro Universitário da UENF (TUUENF), que será iniciado em 28/08. Abertas a toda a comunidade (interna e externa), as inscrições devem ser feitas na sala 119 do Prédio da Reitoria da UENF.

A oficina de teatro terá a duração de um ano. O produto final será a montagem e apresentação de uma adaptação do livro ‘O coronel e o lobisomem‘, do escritor campista José Cândido de Carvalho.

– A peça será apresentada por ocasião do 20º aniversário da UENF, em 2013, quando começa a contagem regressiva para o centenário de José Cândido de Carvalho – diz Antônio Roberto Kapi, diretor do TUUENF, lembrando que para participar do curso não é necessário possuir experiência em teatro.

O Teatro Universitário da UENF foi fundado em abril de 2011. No primeiro módulo, participaram 40 alunos, culminando na apresentação do espetáculo ‘Cabaré Valentim‘ de Karl Valentim. No segundo módulo o resultado foi a montagem do texto ‘Dois idiotas sentados, cada qual no seu barril‘, de Ruth Rocha.

Doação de sangue: Hemocentro até as 17h na UENF

A unidade móvel do Hemocentro está na garagem dos ônibus

Dia de doação de sangue na UENF: até as 17h desta quinta, 19/07, o ônibus do Hemocentro de Campos está no Campus Leonel Brizola coletando doações de estudantes, professores, técnicos e demais membros da comunidade universitária. A unidade móvel está instalada junto à garagem dos ônibus da UENF, onde há estrutura adequada de energia.

Para doar não é preciso estar em jejum, mas é necessário não ter ingerido alimentos gordurosos. Outras condições que viabilizam a doação podem ser conferidas aqui.

Solidariedade – No início da manhã, alunos e professores já se encontravam no local para fazer a doação. A professora Ilana Zalmon, do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da UENF, doa sangue trimestralmente e foi uma das primeiras a comparecer.

– Sempre há alguém precisando, a doação salva vidas – afirmou.

A iniciativa da UENF, motivada pelas necessidades de estoque do Hemocentro, pode ser adotada por qualquer outra instituição ou organização. Para fazer a solicitação, deve-se entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro através do telefone (22) 2732-4260.

– Qualquer pessoa pode solicitar a presença da unidade móvel do Hemocentro. Basta que tenha estrutura para recebê-la – diz a médica responsável pela unidade, Daniela Tudesco.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso e Rebeca Picanço
E-mail: uenf@uenf.br.