06/06/12

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira 06 de junho de 2012 – Nº 3.046

UENF disponibiliza Portal SIC

Lei garante acesso do cidadão a informações sobre órgãos públicos

A UENF já deu o primeiro passo para cumprir a nova legislação que garante ao cidadão acesso a informações contidas em órgãos públicos. Está no ar o Portal SIC – Serviço de Informação ao Cidadão, acessível pelo endereço http://uenf.br/reitoria/sic/. Além de uma série de dados já habitualmente publicados, o portal oferece formulário próprio e orientações para solicitações específicas.

A Lei 12.527/11, aprovada em novembro do ano passado, assegura a ‘gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação’ e a ‘proteção da informação, garantindo sua disponibilidade, autenticidade e integridade’. E estabelece o tratamento à informação sigilosa ou pessoal, definindo as restrições de acesso cabíveis.

O novo portal entrou no ar duas semanas após a regulamentação da Lei, efetuada mediante decreto federal (7.724) de 16/05/12. A agilidade só foi possível porque o SIC incorporou as informações já disponibilizadas pelo antigo site Transparência UENF, inaugurado no início de 2011.

Através do Portal SIC da UENF, pessoas físicas e pessoas jurídicas poderão baixar formulário para solicitação de informações aos diversos setores da Universidade. Também é possível consultar informações referentes a orçamento, pagamentos realizados, convênios, cargos comissionados e atas de colegiados, entre outros tópicos já antes disponibilizados.

– O espírito da lei é o de facilitar ao máximo o acesso às informações. Por isso temos pela frente uma agenda de aperfeiçoamento dos mecanismos já disponibilizados, inclusive adequando-os a diretrizes do governo do Estado – afirma o diretor de Informação e Comunicação da UENF, Vanildo Silveira.

UENF sedia campeonato de rugby feminino

 

A UENF sediou no sábado (02) a 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Rugby Feminino, uma realização da Federação Fluminense de Rugby, com apoio do IFF e da Prefeitura de Campos. Na oportunidade foram disputadas 13 partidas de Rugby entre os times de Campos, Niterói, Vila Real, Guanabara, Cabo Frio e Vitória-ES. Foi a primeira vez que o município de Campos recebeu um evento desse porte.

Ao final da competição sagrou-se campeã a equipe de Niterói, que é vice-campeã brasileira, e tem mais de 10 anos de experiência e contou com o reforço de uma atleta da Seleção Brasileira, Beatriz Futuro, a Baby. Em segundo e terceiro colocados ficaram, respectivamente, as equipes de Vitória-ES e Cabo Frio. Com menos de um ano de atividade, a equipe de Campos, a mais nova entre as participantes, ficou na sexta colocação. As Cabruncas têm entre seus quadros uma aluna da Uenf, a estudante do Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais, Synara Fragoso, de 23 anos

O técnico do Campos Rugby Feminino (Cabruncas), Augusto Arruda, falou sobre a parceria com a UENF. “Essa parceria com a UENF tem sido de fundamental importância. A UENF já vinha cedendo o espaço para os nossos treinos aos sábados. Tivemos então a idéia de fazer esse evento aqui, já que a Uenf tem uma área verde muito boa. Levamos a proposta ao reitor e ao prefeito do Campus, que foi aceita. Esse é um evento família e que vai ajudar muito o esporte, que voltou a se tornar olímpico”, disse Arruda.

Rugby – No Estadual de Rugby Feminino, cada partida é disputada em 15 minutos, sendo dois tempos de 14 minutos e um minuto de intervalo. A modalidade é o Rugby Seven, quando cada equipe tem sete jogadoras em campo. O Rugby foi esporte olímpico até o ano de 1924, na Antuérpia, quando era disputado por 15 jogadores de cada lado. Em 2016 nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o esporte voltará a ser olímpico.

No rugby, ganhar quem fizer mais pontos. O try, que vale cinco pontos, acontece quando um(a) jogador(a) ultrapassa com a bola a área morta e toca a bola no solo bola. Isto dá direito a que o(a) jogador(a) chute a bola para que esta ultrapassa o poste. Se o lance for convertido, o time ganha mais dois pontos. Quando o(a) jogador(a) recebe a bola, chuta de bate pronto e a bola ultrapassa o poste, o lance vale três pontos.

(Colaboração: Wesley Machado)

Produção Vegetal recebe pesquisadora americana

A UENF recebe em 29/06, sexta-feira, a professora Raquel Campos Herrera, da Citrus research and Education Center, University of Florida. Às 10h, no Auditório I do P4, ela apresenta a palestra “Linking agriculture and ecology: studying soil food webs to conserve entomopathogenic nematodes”. E às 14h, no mesmo local, ministra o curso “Introduction to real time PCR experiments: concepts and applications”. A programação foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UENF

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso e Rebeca Picanço
E-mail: uenf@uenf.br.