05/09/12

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta, 05 de setembro de 2012 – Nº  3.077

Mais estrelas para os cursos da UENF

Publicação destaca todos os cursos da UENF que entraram na avaliação; Ciências Biológicas obtém conceito máximo

Selos agrupados do Guia do Estudante (GE Profissões Vestibular 2013) com conceitos dos cursos da UENF

Todos os cursos da UENF avaliados pelo Guia do Estudante foram selecionados para figurar na edição 2013 do GE Profissões Vestibular, que começa a circular em outubro deste ano. A publicação avalia cursos de bacharelado de todo o país e seleciona aqueles que recebem selos de três a cinco estrelas, equivalendo aos conceitos “bom”, “muito bom” e “excelente”. O grande destaque da UENF no GE 2013 é a carreira de Ciências Biológicas, com nota máxima – cinco estrelas ou “excelente”.

Ganharam quatro estrelas (“muito bom”) os cursos de Agronomia, Engenharia do Petróleo e Engenharia de Produção. Também foram destaque, com três estrelas (“bom”), os cursos de Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia Metalúrgica, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Em relação ao levantamento anterior, a UENF subiu de oito para nove cursos estrelados, graças à entrada da carreira de Ciências Sociais. O Guia não avalia os cursos de licenciatura (casos da Biologia, Física, Matemática, Pedagogia e Química) nem os cursos de bacharelado que ainda não tenham formado turma há pelo menos um ano (Administração Pública e Ciência da Computação).

Conceitos MEC – Na avaliação oficial do Ministério da Educação, a UENF tem três carreiras com pontuação máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC): Engenharia de Produção, Matemática e Pedagogia. Outros oito cursos recebem CPC 4: Agronomia; Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Engenharias Civil, Metalúrgica e de Petróleo; Medicina Veterinária; Química; e Zootecnia. Dois outros cursos recebem CPC 3: Ciências Sociais e Física. Nenhum curso da UENF recebeu conceito insuficiente (abaixo de 3), e dois ainda serão avaliados: Administração Pública e Ciência da Computação.

Conceitos baseados em números e dados

Para atribuir conceitos, o Guia do Estudante coleta dados junto aos coordenadores dos cursos e os submete à avaliação de milhares de pareceristas de todo o Brasil que atuam na área. A metodologia não permite que um avaliador se pronuncie sobre curso de sua própria instituição.

Na avaliação formal do MEC, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é baseada nas notas dos alunos ingressantes e concluintes no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e em indicadores de qualificação do corpo docente e da infraestrutura da universidade ou faculdade.

Os dados do Guia do Estudante, do Ministério da Educação e de agências internacionais contrastam com a recente avaliação divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, em que a UENF obteve “zero ponto” no quesito “qualidade do ensino”. Em vez de reunir parâmetros objetivos de avaliação, o ranking do jornal paulista baseou a pontuação em impressões subjetivas colhidas em entrevistas a uma amostra de pesquisadores que atuam no Brasil. Clique para baixar todos os selos.

 Debate entre os candidatos

Os candidatos à Prefeitura de Campos participam na próxima quarta-feira, 12/09, do debate “Educação, cultura, ciência e tecnologia. Propostas e compromissos“, organizado pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc). O debate será realizado às 19h, no Auditório Cristina Bastos, IFF, e será moderado pelo professor Manuel Vazquez Vidal Júnior, da UENF, com assessoria dos professores Hélio Coelho (Uniflu, Campus I, Direito de Campos), Júlio Tinoco (Uniflu, Campus II, Filosofia de Campos) e Jefferson Manhães de Azevedo (IFF).

Com transmissão ao vivo pela UNITV, Viacabo e site www.iff.edu.br, o debate será constituído de quatro blocos. No primeiro, cada candidato terá três minutos para fazer a sua apresentação e abordagem inicial dos temas do debate. No segundo bloco, cada candidato deverá responder a perguntas formuladas pelo Fidesc nas áreas de Educação, Cultura e Ciência/Tecnologia. No total, serão elaboradas 15 perguntas, sendo cinco para cada área. Será sorteada uma pergunta diferente para cada candidato.

O terceiro bloco compreenderá duas rodadas de perguntas entre os candidatos. As perguntas serão ordenadas por sorteio, na hora, indicando quem irá elaborar a pergunta e quem irá responder. Os candidatos terão direito a réplica e tréplica. As perguntas também deverão abordar os temas Educação, Cultura e Ciência/Tecnologia. O quarto e último bloco será destinado às considerações finais de cada candidato.

A abertura oficial do debate será feita pelo presidente do Fidesc, Nélio Artiles Freitas. O público será formado por convidados dos candidatos e das instituições que integram o Fidesc.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br.