18/10/11

 

 

Campos dos Goytacazes (RJ), terça, 18 de outubro de 2011 – Número 2.999

Pesquisa e Extensão na Semana de C&T

Abertura reuniu reitores e dirigentes da UENF, UFF e IFF, parceiras no evento

A abertura da Semana de C&T foi realizada na noite de segunda-feira, 17/10

Com a presença dos reitores e dirigentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF), foi aberta na noite da última segunda-feira, 17/10, no Centro de Convenções da UENF, a programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, que se estende até sexta-feira, 21/10.

Com o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”, a Semana de C&T engloba dois grandes eventos: a XI Mostra de Pós-Graduação da UENF e a III Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF. A palestra de abertura foi proferida pelo professor Edson Soares Fialho, chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que também ministrou, na manhã desta terça-feira, 18/10, o minicurso “O clima das cidades”, voltado para alunos da pós-graduação.

Na abertura, o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, ressaltou a importância de reunir, em um só evento, a pós-graduação e a extensão universitária, lembrando que, em outras épocas, isso seria uma tarefa “impensável”.

— Felizmente a história da UENF tem mostrado que o tripé ensino, pesquisa e extensão a cada dia torna-se mais equilibrado. Ainda precisamos avançar muito, mas os 102 projetos de extensão, agregando mais de 200 bolsas, mostram que a extensão está cada vez mais forte dentro da Universidade, promovendo o intercâmbio contínuo entre o saber acadêmico e o da comunidade — disse.

A reitora do IFF, Cibele Daher, afirmou que o tema geral da Semana de C&T é de grande interesse para a instituição, pois um de seus objetivos é buscar atender às necessidades da sociedade.

— Precisamos entrar neste debate sobre as mudanças climáticas, ajudando inclusive a sensibilizar o poder público local e estadual — disse.

A necessidade de manter e consolidar a cooperação entre as instituições de ensino e pesquisa locais foi enfatizada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF, Antônio Teixeira do Amaral Junior. Para o diretor do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF, Hernan Armando Mamani, esta cooperação deve ser rotineira, inclusive com a oferta de cursos de pós-graduação interinstitucionais.

O pró-reitor de Extensão da UENF, Paulo Nagipe observou que as atividades de extensão precisam ser mais valorizadas dentro da própria universidade, pois requerem muita dedicação dos pesquisadores. Segundo o pró-reitor, um dos maiores gargalos da extensão é a escassez de fontes de fomento para os projetos.

A mesa de abertura teve ainda a participação do pró-reitor de Pesquisa do IFF, Eugênio Ferreira Naegele da Silva; da coordenadora de Extensão da UFF/Campos, Ana Maria Almeida da Costa; e do representante da Associação de Pós-Graduandos da UENF, Ismael Lourenço de Jesus Freitas. A solenidade foi iniciada com uma apresentação do Coral da UENF, regido pelo maestro Jardel Maia e formado por cerca de 20 integrantes — dentre alunos, servidores e pessoas da comunidade.
 
Calor das cidades pode ser amenizado, diz pesquisador

O professor Edson Fialho falou sobre o clima das cidades para pós-graduandos

Segundo o professor Edson Soares Fialho, que ministrou o minicurso “O clima das cidades”,  é possível interferir nas “ilhas de calor” — áreas urbanas onde a temperatura é mais alta que a verificada na zona rural, devido à ação humana — através do planejamento urbano adequado. No entanto, nem sempre isso é levado em conta, prevalecendo outros critérios, o que contribui para agravar o problema.

— Nas praças, por exemplo, prevalece o critério estético e de segurança. Ao invés de árvores com copas grandes, quase sempre a preferência é por palmeiras, pois estas não obstruem a luminosidade dos postes à noite. Só que durante o dia, ninguém fica ali, o que dificulta a socialização — disse.

Fialho afirmou que é possível “manejar a distribuição do calor dentro do espaço urbano”. O direcionamento das ruas e avenidas, por exemplo, deve obedecer ao fluxo dos ventos. Prédios mais baixos e avenidas mais largas favorecem a dissipação dos gases durante a noite. Já nas cidades muito verticalizadas a poluição fica mais tempo no espaço urbano, favorecendo o aumento da temperatura.

— Se o tráfego em uma rua flui contra o vento, isso pode causar redemoinhos que prejudicam a dissipação dos gases — disse o professor, que é chefe do Departamento de Geografia da UFV.

Um dos destaques da XI Mostra de Pós-Graduação da UENF, na quinta-feira, 20/10, é a Mesa Temática “Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil”, que será realizada às 15h, no Anfiteatro 4 do Centro de Convenções.  A Mesa contará com a participação do presidente da Comissão de Internacionalização da UENF, professor Edson Correa; da diretora do Departamento de Cooperação Internacional da Uerj, professora Cristina Russi Guimarães Furtado; de um representante da Faperj e um representante do Banco Santander, Luis Cláudio Fully

Jornalista Cilene Victor

Minicurso para jornalistas — E na sexta, 21/10, às 8h30, a professora e jornalista Cilene Victor ministra o minicurso “O papel do jornalista na cobertura de riscos e desastres”. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutora em Saúde Pública  pela Universidade de São Paulo (USP), Cilene Victor é diretora de Redação da Revista Com Ciência Ambiental e professora do departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Nove de Julho (Uninove), de São Paulo, atuando nos cursos de Jornalismo e Publicidade. No biênio 2009-2011, Cilene foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC). Havendo vagas, poderá ser feita inscrição antes do curso.

Veja a programação da Semana de C&T:

XI Mostra de Pós-Graduação

III Mostra de Extensão IFF UFF UENF

 

Aberta VII Semana do Produtor Rural da UENF

Delegado do MDA promete reforçar agricultura familiar na região

A Semana do Produtor Rural se estende até sexta, 21/10, na UENF

Construir uma política agrária que passe pelo fortalecimento da agricultura familiar, da pesca artesanal e das comunidades remanescentes dos quilombos. Este é um dos objetivos do recém-empossado delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Otávio de Câmara Fernandes, que participou, na manhã desta segunda-feira, 17/10, da cerimônia de abertura da VII Semana do Produtor Rural da UENF.

— A presidente Dilma está determinada a reforçar o programa Território da Cidadania, que tem dois núcleos no Estado, sendo um deles no Norte Fluminense. Contamos com a colaboração das universidades, mas também queremos parceria com todas as instâncias governamentais — disse José Otávio, que representou o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo.

O reitor da UENF, Silvério de Paiva Freiras, ressaltou a necessidade de que, paralelamente aos novos empreendimentos que estão surgindo — como o Pré-Sal e o Porto do Açu — o campo não seja esquecido, sob pena de que o êxodo rural seja ainda mais forte na região.

— O ciclo do petróleo fez com que muitas pessoas viessem morar na cidade, pois não houve incentivo para que permanecessem no campo. Isso tem que ser revisado neste novo ciclo que estamos iniciando, senão vamos continuar inchando as favelas — afirmou.

A solenidade contou ainda com a presença do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Nagipe; do coordenador de Extensão do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), Luís Humberto Castillo Estrada; do chefe do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV), Alexandre Pio Vianna (representando o diretor do CCTA, Henrique Duarte Vieira); e do presidente da Fenorte, Almy Junior.

A VII Semana do Produtor Rural está oferecendo 58 cursos nas mais variadas áreas, com o objetivo de difundir conhecimentos técnicos visando à melhoria da produtividade, da produção e da condição social do produtor rural. A Semana se estende até esta sexta-feira, 21/10. Veja a grade dos cursos da  Seprodur 2011

 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones:
Ascom: (22) 2739-7119 / 2724-2945 / 8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiários de Jornalismo: Mário Sérgio de Souza Pinto Júnior e Rafaella Freitas
E-mail: uenf@uenf

UENF Página Oficial Facebook